Data de realização: o exame de Filosofia (714) da 1ª Fase é dia 20 de Junho (quinta-feira), às 9.30.
É já a próxima quinta-feira!
A 2ª Fase realizar-se-à dia 16 de Julho (terça-feira), às 17.00.
Seguem-se alguns links, com textos de apoio, fichas de trabalhos e vídeos, que vos poderão ser úteis ao estudo. Encontram-se organizados por temas, de acordo com as orientações do Gave para o exame.
Os materiais de apoio ao estudo dos conteúdos do 10º ano encontram-se no post anterior: AQUI. Os temas deste post dizem respeito ao 11º ano.
Bom trabalho a todos!
1. Argumentação e lógica formal. Lógica proposicional – percurso B.
Qual é a utilidade do estudo da Lógica?
A relação entre verdade e validade
Condições necessárias e suficientes: análise de um exemplo
A negação de proposições condicionais
Proposições contraditórias: análise de exemplos
Afirmação da antecedente e negação da consequente
Estudar Filosofia: evita choques elétricos e malentendidos no namoro
2. Argumentação, retórica, filosofia e democracia.
Contra-exemplo: o que é e para que serve
Dois exemplos de argumentos falaciosos a não seguir
Falácias informais do apelo à ignorância, da derrapagem e do boneco de palha
Exemplos das falácias do espantalho e da derrapagem
Exemplos da falácia do apelo à ignorância
O que é um argumento bom (ou cogente)?
O papel da retórica, segundo os sofistas e Platão
Defender a objetividade não significa que se seja dogmático
Filosofia, retórica e democracia: síntese das aulas do 11º ano
3. Exercícios para resolver sobre lógica formal, argumentação, retórica e filosofia.
Proposições: formalização e tradução para a linguagem simbólica
Formalização e identificação de argumentos (11º ano)
Ficha de Revisão: falácias informais
Ficha de Trabalho (sobre os diferentes tipos de argumentos)
Ficha de revisão: identificação de argumentos não dedutivos
Teste de avaliação: noções de lógica e lógica proposicional
Teste de avaliação: lógica formal e informal
Retórica e democracia: Ficha de trabalho
A retórica, os sofistas e Platão: Ficha de trabalho
Filosofia, retórica e democracia: síntese das aulas do 11º ano
4. O problema do conhecimento e análise do ato de conhecer.
Aparência e realidade: um vídeo de Nigel Warburton
Três significados de "conhecer”
Ficha de trabalho: identificação dos diferentes tipos de conhecimento
O carácter factivo do conhecimento
Previsão certeira de sismo em Itália: crença verdadeira, mas não justificada
Dois contra-exemplos à chamada definição tradicional de conhecimento
Um “sinal de Deus” será uma boa justificação?
Algumas imagens que nos levam a duvidar dos nossos olhos e o cepticismo radical.
O argumento céptico da regressão infinita da justificação: um exemplo.
O argumento céptico da divergência de opiniões.
Uma objecção ao argumento céptico dos erros e ilusões perceptivas.
5. Exercícios sobre o problema do conhecimento e análise do ato de conhecer.
Teste de avaliação: o problema do conhecimento e o ponto de vista céptico
6. Teorias explicativas do conhecimento: Descartes e Hume.
A dúvida metódica (este deveria ter sido o primeiro post deste blogue)
Razões para duvidar, segundo Descartes
Como é que Descartes pretendeu ultrapassar o ponto de vista dos cépticos
O solipsismo e a necessidade de Deus no sistema cartesiano
Aparência e realidade: um vídeo de Nigel Warburton
Penso, logo existo - uma ideia que toda a gente conhece?
Descartes: argumentos para provar a existência de Deus
A objeção de Kant ao argumento ontológico: a existência não é um predicado
O argumento ontológico: diálogo entre um crente e um ateu
Objeção ao argumento da marca: criar a ideia de perfeição é diferente de criar a própria perfeição
Objeção a Descartes: o cogito é um entimema e não é uma crença básica
Os conceitos cartesianos de intuição e dedução
A matemática é a priori mas não é inata
Cegos que começam a ver: impressões e ideias
A crença na causalidade é instintiva
As superstições e a crítica de Hume à ideia de causalidade
A minha vida é real: conhecimento ou mera crença?
A abdução ou argumento a favor da melhor explicação
7. Exercícios para resolver e questões para discutir sobre Descartes e Hume:
Preparação para o teste intermédio do 11º ano: questões sobre Descartes e Hume
Críticas a Descartes: Ficha de trabalho
Como se originou, segundo Hume, a ideia de Deus?
Teste de avaliação: Descartes e Hume
8. Senso comum e conhecimento científico.
O senso comum não basta para compreender o mundo
Exemplos de explicações científicas
Algumas diferenças entre o senso comum e a ciência
Há boas razões para acreditar na ciência e não nos milagres
2 Fichas de trabalho: o método e a objectividade na ciência
6. Kuhn e Popper.
As teorias científicas são falsificáveis
O falsificacionismo de Karl Popper
Verificabilidade e falsificabilidade – alguns exemplos
Ou seja, uma investigação não começa com a observação
O refereeing ou arbitragem científica
A palavra ‘provado’ devia ser usada com mais cuidado!
Ascenção e queda das teorias científicas
Razões para considerar a homeopatia uma pseudociência
O que é fazer ciência? - A perspectiva de Einstein
A objetividade e a evolução da ciência, segundo Kuhn
Popper e Kuhn: ideias fundamentais
2 Fichas de trabalho: o método e a objectividade na ciência
7. Testes intermédios realizados:
Teste intermédio de Filosofia do 11º ano (2012): enunciado e critérios de correção
Teste intermédio de Filosofia do 11º ano (2013): enunciado e critérios de correção
8. Exames nacionais e critérios de correção.
Enunciado e critérios de correção do exame de Filosofia da 1ª Fase, 2012
Enunciado critérios de correção do exame nacional de Filosofia 2ª Fase, 2012
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