terça-feira, 25 de junho de 2013

Greve de professores: não, não fomos manipulados

Baby and shoes

Agora que a greve às avaliações terminou é uma boa altura para repetir que eu e muitos outros professores fizemos greve por decisão individual e não porque os sindicatos nos tivessem manipulado. Não sei bem como é que as pessoas que descreveram publicamente os professores como uns paus mandados sem autonomia tomam as suas decisões, mas eu tomo-as pensando com a minha própria cabeça.

Os professores fizeram greve para tentar alterar condições de trabalho muito más e não para reivindicar privilégios. Importa também dizer que as más condições de trabalho dos professores são mais prejudiciais para os alunos que qualquer greve de professores.

Ainda não estou completamente informado do que resultou das negociações entre o governo e os sindicatos, mas ainda bem que acabou. É bom voltar ao trabalho. Até porque fazer esta greve (com reuniões sempre a serem canceladas e novamente marcadas) deu muito trabalho…

De resto, durante o período da greve os professores continuaram a fazer outros trabalhos (aulas de apoio, vigilâncias, correção de exames, etc.) e comportaram-se com a responsabilidade e o empenho que alguns comentadores e políticos lhes negam.

Se quiser ler mais sobre os motivos da greve espreite aqui:

Para que serve a greve dos professores?
A greve e as condições de trabalho dos professores

1 comentário:

Anónimo disse...

O conceito de "manipular" é muito complicado. Quer explicar?