Acaba hoje a minha experiência de ensinar Ciência Política (uma opção do 12º ano dos cursos científico-humanísticos). Disponibilizei quase todos os materiais utilizados nas aulas no blogue Homo Politicus, este acabou por se tornar um manual online para os alunos, já que não existia nenhum para adotar.
Julgo que há boas razões para ensinar e aprender esta disciplina. Eis algumas delas:
- Mobiliza conhecimentos já adquiridos noutras disciplinas, permite discutir ideias políticas e filosóficas, aplicando-as à análise de problemas da actualidade, exemplos nos links: Guerra e terrorismo (há vários posts na etiqueta guerra); O problema dos refugiados em debate; Ciência Política - testes aplicados e Trabalhos realizados pelos alunos.
- Dá-nos a possibilidade de compreender melhor as ideias e as decisões dos políticos, de nos tornarmos cidadãos mais interventivos e críticos.
Não basta dizer mal dos políticos ou queixar-nos apenas quando "nos vão ao bolso". A qualidade da democracia portuguesa só pode melhorar se houver mais debate de ideias e mais participação cívica na vida pública. Mas, para que tal aconteça, é preciso saber política e praticar a política, mesmo que não se estude Ciência Política!
Sem comentários:
Enviar um comentário