quinta-feira, 27 de junho de 2013

O que refutar não é

"Os adversários acreditam que nos refutam quando repetem a própria opinião e não consideram a nossa."

Johann Wolfgang von Goethe

Citação encontrada algures na internet, pelo que não garanto a sua exatidão nem autoria. Seja como for, é uma ideia correta, exceto na omissão da palavra “alguns”: trata-se de alguns adversários e não de todos.

JW Goethe by Kraus 1775

2 comentários:

Catarina disse...

Estou de acordo.
Bom fim de semana.

P.S. Há muito que não o visitava.

Vitor Guerreiro disse...

Ler isto fez-me lembrar de um fenómeno diferente, mas relacionado: há quem pense (seja ou não adversário de alguém) que se demonstra a verdade de uma opinião constatando que foi defendida por alguém famoso e citando o dito autor.

Esta observação de Goethe é correcta em dois sentidos: a) pelo que explicitamente afirma e cuja verdade é compatível com a verdade da opinião desses adversários. (Ou seja, se fosse mesmo possível refutar uma objecção repetindo a opinião inicial e ignorando a objecção, seria verdade que esses adversários pensam isso.)
b) Pelo que implicitamente sugere: que os adversários que pensam isso estão enganados.

O propósito deste comentário é que o mais interessante na afirmação de Goethe está implícito e não explícito e a verdade do que está explícito não exclui por si só a falsidade do que está implícito (que não é possível refutar uma opinião assim). O mundo trata de excluir essa falsidade por Goethe.