quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A primeira medida educativa acertada deste Governo

De acordo com o jornal Público haverá uma «alteração nos critérios de correcção nas respostas fechadas de "verdadeiro/falso" nos próximos exames nacionais de Biologia e Geologia e de Português».
«Este ano, de acordo com o Gave - Gabinete de Avaliação Educacional (http://www.gave.min-edu.pt/), a cotação total do item só é atribuída "às respostas que identifiquem correctamente todas as afirmações". "São classificadas com zero pontos as respostas em que pelo menos uma das afirmações é identificada de forma incorrecta", "não há lugar a classificações intermédias".»
Até agora as regras eram menos exigentes e havia classificações intermédias; ou sejam, os alunos tinham pontos numa questão mesmo que não acertassem todos os itens.

Os representantes da Ordem dos Biólogos e da Associação Nacional de Professores de Português esperam que se trate de um engano do Gave e que haja um recuo para as regras menos exigentes do ano passado.

Discordo. Espero que não seja um lapso e que, pelo contrário, corresponda a uma política deliberada de aposta na exigência e que se estenda a mais disciplinas e a mais exames. Tenho pouca esperança que assim seja, tendo em conta os fracos pergaminhos do governo na matéria. Seja como for, talvez seja esta a primeira medida acertada tomada por esta equipa ministerial.

2 comentários:

Anónimo disse...

Incrível! Como é possível dizer que este Desgoverno toma alguma medida acertada?!

Carlos Pires disse...

Esta medida é acertada. O acerto ou desacerto das medidas políticas e a verdade ou falsidade das ideias devem ser avaliados independentemente das pessoas envolvidas.

Já agora: no DM não gostamos de comentários anónimos.