segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Limite legítimo à liberdade de expressão ou censura?


Harry Nicolaides foi condenado na Tailândia a três anos de prisão por causa de 12 linhas de um romance que vendeu sete cópias. Acusação: insulto e difamação da monarquia tailandesa.

Leia toda a notícia no jornal Público de 26-01-2009 e reflicta: abuso da liberdade de expressão ou abuso da acusação de abuso da liberdade de expressão?

Eis as linhas "difamatórias":

"Do Rei Rama ao príncipe herdeiro, a nobreza era afamada pelos seus esquemas e enredos amorosos. O príncipe herdeiro tinha muitas mulheres, 'superiores' e 'inferiores', com uma galeria de concubinas para fins de entretenimento. Uma das suas mulheres mais recentes estava no exílio juntamente com toda a família, incluindo um filho do príncipe herdeiro, por uma indiscrição não revelada. Ele voltou a casar a seguir com outra mulher, e teve outro filho. Dizia-se que se o príncipe se apaixonasse por uma das suas mulheres 'inferiores' e esta o traísse, tanto ela como a sua família desapareceriam, e o seu nome, a sua linhagem familiar e todos os vestígios da sua existência seriam apagados para sempre."

Sem comentários: