quarta-feira, 1 de abril de 2009

Notícia de última hora: exame nacional de Filosofia está de regresso

De acordo com fontes credíveis do Ministério da Educação, no próximo ano lectivo os alunos do 11º ano terão que realizar um exame nacional de Filosofia. Mas as boas notícias não se ficam por aí: esse exame será obrigatório, ou seja, os alunos só concluirão a disciplina se o efectuarem.
Depois de tantas más notícias vindas do Ministério da Educação é gratificante poder dar, no início das férias da Páscoa, uma notícia tão boa.

5 comentários:

david canário disse...

Felizmente hoje não é dia das mentiras.

:D

Boas Férias professores.

Rolando Almeida disse...

Seia bom, seria, não fosse hoje o primeiro da Abril.
Ficaria muito feliz.
abraço

Anónimo disse...

Okay, o David foi mais perpicaz do que eu.
Mesmo assim, não sei se seria muito boa ideia professor... As pessoas deviam esforçar-se a qualquer disciplina e não apenas por haver exame.
Eu pelo menos não ponho as coisas nessa perspectiva, "Temos exame nesta? Então toca a estudar! Não temos nesta? Então não importa." Todas as disciplinas são importantes.

Eurico Graça

Carlos Pires disse...

David, Rolando, Eurico:

Infelizmente o regresso do exame nacional de Filosofya não se confirma. Era a mentira d dia 1 de Abril.
Votos de boas férias.

Carlos Pires disse...

Eurico:

Seria de facto boa ideia haver exame nacional a filosofia - e a qualquer outra disciplina de "estudo", já agora.

É verdade que os alunos devem estudar pelo valor intrínseco do conhecimento, independentemente de haver ou não exame. Mas sabemos que muitos não procedem assim. A existência de exames nacionais faria esses alunos estudarem mais.

Mas esse não é sequer o principal argumento a favor dos exames. Os exames também seriam bons para os alunos que estudam porque valorizam o conhecimento por si mesmo, pois seriam uma oportunidade desses alunos mostrarem publicamente o que sabem e serem reconhecidos por isso.

Mais. Sem exames nacionais não há garantias de que as classificações atribuídas por cada professor são realmente justas, pois um professor pouco exigente pode dar melhores notas a um aluno médio ou fraco do que um professor exigente a um aluno bom.

Boas férias!