quinta-feira, 2 de abril de 2009

Infelizmente era mentira!

Serve este post para dar aos leitores uma triste notícia. Afinal, o exame nacional de Filosofia não está de volta. O post ontem aqui publicado, dizendo que no próximo ano lectivo todos os alunos do 11º ano teriam obrigatoriamente que fazer exame a Filosofia, não passava de uma mentira do dia 1 de Abril.
É pena, pois a existência de um exame nacional a Filosofia melhoraria muito o ensino e a aprendizagem da disciplina e seria benéfica tanto para os professores como para os alunos.
Não se pode dizer que tenha sido uma mentira difícil de descobrir, pois está à vista que o Ministério da Educação (as pessoas com cargos políticos mas também os "técnicos" e supostos especialistas que lá dizem trabalhar) é avesso aos exames nacionais e a qualquer forma de avaliação rigorosa e exigente.
Convém não esquecer o facto de terem tentado acabar com o exame nacional de Português (na mesma altura em que acabaram com o exame de Filosofia). Convém também não esquecer o facilitismo que, por ordem ministerial, tem existido nalguns exames e testes intermédios.

Sem comentários: