quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Teste de Filosofia do 11º ano: turma A

 Frank_and_Earnest_Descartes_12-15-07

 

2014-15 11º Matriz Do 3º Teste by dmetódica

Links de apoio ao estudo:

1. Descrição e interpretação da atividade cognitiva

Algumas relações entre os vários tipos de conhecimento

O conhecimento por contacto facilita as cunhas.

Ficha de trabalho: identificação dos diferentes tipos de conhecimento

O carácter factivo do conhecimento

O tempo até pode ser relativo, mas a verdade não

Informação “útil” para adolescentes sobre a hora de deitar

Uma crença pode ser útil mas falsa

Previsão certeira de sismo em Itália: crença verdadeira, mas não justificada

O Deco não percebe nada de Epistemologia

Dois contra-exemplos à chamada definição tradicional de conhecimento

2. O ceticismo.

Uma dúvida inspiradora para os alunos do 11º ano

O argumento céptico da divergência de opiniões.

Exemplo de divergência de opiniões: a música de Strauss é sublime ou mera gritaria?

O argumento céptico da regressão infinita da justificação: um exemplo

Algumas imagens que nos levam a duvidar dos nossos olhos e o cepticismo radical

Como são parecidas a ilusão e a realidade!

Uma objecção ao argumento céptico dos erros e ilusões perceptivas

O que é que realmente sabemos?

A minha vida é real: conhecimento ou mera crença?

Cegos que não sabem que são cegos

Em terra de cegos quem tem um olho não é rei

3. A teoria do conhecimento de Descartes.

A dúvida metódica (este deveria ter sido o primeiro post deste blogue)

Um mar de dúvidas

Razões para duvidar, segundo Descartes

A matemática é a priori mas não é inata

O caro leitor não está a ler

Descartes: da dúvida à certeza (Ficha realizada na aula)

Como é que Descartes pretendeu ultrapassar o ponto de vista dos cépticos

O solipsismo e a necessidade de Deus no sistema cartesiano (esquema analisado na aula)

Provar a existência de Deus a partir de uma ideia: uma piada de mau gosto?

Descartes: argumentos para provar a existência de Deus

Sem comentários: