2014-15 11º Matriz Do 3º Teste by dmetódica
Links de apoio ao estudo:
1. Descrição e interpretação da atividade cognitiva
Algumas relações entre os vários tipos de conhecimento
O conhecimento por contacto facilita as cunhas.
Ficha de trabalho: identificação dos diferentes tipos de conhecimento
O carácter factivo do conhecimento
O tempo até pode ser relativo, mas a verdade não
Informação “útil” para adolescentes sobre a hora de deitar
Uma crença pode ser útil mas falsa
Previsão certeira de sismo em Itália: crença verdadeira, mas não justificada
O Deco não percebe nada de Epistemologia
Dois contra-exemplos à chamada definição tradicional de conhecimento
2. O ceticismo.
Uma dúvida inspiradora para os alunos do 11º ano
O argumento céptico da divergência de opiniões.
Exemplo de divergência de opiniões: a música de Strauss é sublime ou mera gritaria?
O argumento céptico da regressão infinita da justificação: um exemplo
Algumas imagens que nos levam a duvidar dos nossos olhos e o cepticismo radical
Como são parecidas a ilusão e a realidade!
Uma objecção ao argumento céptico dos erros e ilusões perceptivas
O que é que realmente sabemos?
A minha vida é real: conhecimento ou mera crença?
Cegos que não sabem que são cegos
Em terra de cegos quem tem um olho não é rei
3. A teoria do conhecimento de Descartes.
A dúvida metódica (este deveria ter sido o primeiro post deste blogue)
Razões para duvidar, segundo Descartes
A matemática é a priori mas não é inata
Descartes: da dúvida à certeza (Ficha realizada na aula)
Como é que Descartes pretendeu ultrapassar o ponto de vista dos cépticos
O solipsismo e a necessidade de Deus no sistema cartesiano (esquema analisado na aula)
Provar a existência de Deus a partir de uma ideia: uma piada de mau gosto?
Sem comentários:
Enviar um comentário