quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O que é realmente digno de admiração?

“Duas coisas enchem o ânimo de admiração e veneração sempre novas e crescentes, quanto mais frequentemente e com maior assiduidade delas se ocupa a reflexão: O céu estrelado sobre mim e a lei moral em mim.

Não as hei-de procurar e simplesmente presumir a ambas como envoltas em obscuridades ou no transcendente, fora do meu horizonte; vejo-as perante mim e religo-as imediatamente com a consciência da minha existência.”

Kant, Crítica da Razão Prática, Edições 70, Lisboa, 1986, pág. 289.

A imagem pretende ilustrar o “céu estrelado” que despertava a admiração de Kant e é uma reprodução do célebre quadro “A noite estrelada”, de Vincent van Gogh (pintado em 1889).
Peço desculpa às caras leitoras e aos caros leitores por não ter conseguido encontrar nenhuma imagem capaz de ilustrar a lei moral.

Sem comentários: