terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mesmo quando não podemos evitar o mal podemos escolher o modo como o enfrentaremos, se - é claro - escolhermos enfrentá-lo


No romance “A Irmandade do Anel”, primeira parte da trilogia “O Senhor dos Anéis”, quando o jovem Frodo descobre que Sauron (o Senhor das Trevas) não é uma lenda e está a readquirir o seu antigo e sinistro poder e se prepara para atacar novamente os povos livres da Terra Média, diz:

“Quem me dera que não fosse preciso acontecer o mesmo desta vez!”

Gandalf (feiticeiro poderoso e um homem sábio e bom) respondeu-lhe:

“Também a mim. ‘Quem nos dera!’, pensam todos quantos vivem para ver semelhantes tempos. Mas não está na sua mão decidir. A única coisa que temos de decidir é o que faremos com o tempo que nos é dado.

J.R.R. Tolkien, "O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel", Publicações Europa-América, 16ª Edição, 2002, pp. 69-70.

Todos os dias temos de tomar decisões acerca do modo como utilizamos o tempo da nossa vida. Se o livre-arbítrio existir, as palavras que Tolkien pôs na boca de Gandalf são verdadeiras, pois a escolha será realmente nossa.

Por isso, mesmo que não estivéssemos a 2 ou 3 dias da data limite para os professores entregarem ou não entregarem os objectivos individuais, este post seria actual e poderia ser relacionado com N circunstâncias das nossas vidas.

A imagem, representando Gandalf, é uma ilustração de John Howe.

2 comentários:

Daniel Ricardo disse...

Boa tarde, professor.

Não sei se tem conhecimento, mas os livros do Tolkien estão todos com 50% de desconto na livraria Europa-América. Pelo menos o fim-de-semana passado ainda estavam.

Continuação de uma boa tarde,
Melhores cumprimentos.

Carlos Pires disse...

Olá Daniel.

Tinha-me esquecido de responder a este comentário, mas lembrei-me dele por causa do seu comentário sobre o HF.Desculpe o atraso.

Quanto ao desconto, não o poderia aproveitar pois tenho todos os livros do Tolkien (mas só li os 3 volumes do Senhor dos Anéis e o Hobbit, os outros são para o meu filho, pois não tenho paciência para eles), mas obrigado à mesma. :)

Votos de boas leituras!