terça-feira, 25 de agosto de 2009

Os argumentos são mais baratos e, surpresa, mais eficazes!

Segundo o jornal Público, o PS e o PSD tencionam gastar mais de 50 milhões de euros na campanha das eleições autárquicas.

Há objecções óbvias relacionadas com o desperdício de dinheiro que isso constitui, sobretudo numa altura de crise económica. Mas a objecção mais importante não se relaciona com dinheiro. E, se em vez de tentarem convencer as pessoas com a exibição de bandeirinhas e com a oferta de sacos de plástico, os candidatos experimentassem apresentar argumentos? Talvez os eleitores apreciassem ser tratados como seres racionais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Numa sociedade como a de hoje em dia, infelizmente, é mais eficaz a oferta de bandeirinhas do que a apresentação de argumentos. Mesmo assim, tal devia ser feito com maior regularidade já que as pessoas poderiam começar a dar atenção ao que realmente interessa quando falamos de eleições.

Carlos Pires disse...

Caro anónimo:

Não sei se, no que diz respeito à apetência pelos argumentos, esta hoje é menor que antes. Duvido que o passado fosse muito melhor que o presente.
Seja como for, talvez tivéssemos uma surpresa se a prova fosse feita e alguns políticos experimentassem substituir a retórica vazia e os sacos de plástico por argumentos claros e sólidos.