sexta-feira, 31 de julho de 2009

Procurar a verdade é valioso mesmo que não se consiga encontrá-la

«O entendimento, tal como a vista, apreendendo os objectos só pela sua própria luz, não pode deixar de se regozijar com aquilo que descobre e importar-se muito pouco com as coisas que deixou escapar, porque essas lhe são desconhecidas.

Todo aquele que não deseja depender das opiniões que a sorte lhe trouxe, mas se empenha em procurar a verdade, sempre encontrará nessa busca alguma satisfação; e por muito pouco que venha a obter, nunca dirá que perdeu o seu tempo.»

John Locke, Ensaio sobre o Entendimento Humano, vol. I, F.C.Gulbenkian, Lisboa, 1999, pág. 5.

o filósofo John Locke 

 

4 comentários:

João disse...

Carlos:

Eu sou um defensor da importancia da verdade. Que é algo que alguns filosofos até dizem que não existe. Mas isto só para não ser mal interpretado no resto do cometário.

O excerto que aqui pões tem um certo sabor a ironia. Como é o contexto? Não é por estar em desacordo que acho isto, é porque parece desvalorizar o esforço face ao resultado.

Carlos Pires disse...

João:

Da próxima vez que alguém, filósofo ou não, te disser que a verdade não existe atira-lhe com esta: "Sim, é verdade que a verdade não existe..."

Quanto ao contexto das afirmações do Locke. Fê-las na "Carta ao Leitor", um prefácio ao seu livro"Ensaio sobre o entendimento humano".
E não constitui uma desvalorização do "esforço face ao resultado", pois está a dizer ao leitor que devemos pensar pela própria cabeça e não nos limitarmos a repetir pensamentos alheios.
Mais vale um pequeno resultado que resulte do esforço próprio do que um resultado maior copiado de outra pessoa.

cumprimentos

João disse...

"Sim, é verdade que a verdade não existe..."


Godeliana! Bem formulada.

Em relação ao Locke, obrigado. Concordo prefeitamente com ele e suponho que contigo.

Carlos Pires disse...

Concordo com o Locke sim.

Em relação à verdade: negar a existência da verdade é auto refutante.

obrigado pelos comentários perspicazes

cumprimentos