quinta-feira, 16 de julho de 2009

Apesar do ponto de exclamação, isto é um juízo de facto e não de valor: assim não dá!

Pense-se o que se pensar sobre a avaliação dos professores e sobre o modelo de avaliação que o governo tem tentado impor (e pela minha parte concordo com a avaliação e discordo do modelo), creio que há um ponto que é absolutamente objectivo e não é uma mera questão de opinião, ou seja, trata-se de um juízo de facto e não de valor. Ei-lo:

Num ambiente destes não se consegue ensinar bem e, portanto, não se consegue aprender bem.

Escrevo isto depois de ter lido o seguinte no jornal Público: “Primeira escola a concluir avaliação vai penalizar docentes que não entregaram objectivos individuais”.

Como é que professores, castigados diante dos olhos da sociedade por terem feito uma opção política (e não por falta de empenho ou capacidade), se poderão fazer respeitar e ouvir pelos alunos?

Não haverá – no Governo, na Assembleia da República ou mesmo na Presidência da República - alguém com sensatez suficiente para pôr cobro a isto?

2 comentários:

olhodopombo disse...

Professor Pires,
eu li seu comentario num blog aqui do Brasil sobre cultura indigena e gostei muito , por isso vim lhe visitar....

Carlos Pires disse...

Olho de Pombo:

espero que a visita lhe tenha agradado e que volte mays vezes.

Pode encontrar ideias afins das que estavam nesse comentária nas etiquetas "Relativismo" e "relativismo cultural".

cumprimentos