sábado, 28 de março de 2009

Hobbes: O filósofo ou o tigre do Calvin?




















Numa das aulas do 10º ano, sobre filosofia política, escrevi no quadro a palavra “Hobbes” e perguntei se alguém sabia dizer quem era. Um dos meus alunos observou-me: "É o tigre do Calvin" (personagem da banda desenhada do americano Bill Watterson).
Tal como disse ao aluno, foi uma boa resposta, por diferentes motivos:
Demonstra conhecimento de uma banda desenhada genial, onde além da qualidade dos desenhos, se colocam com humor questões filosóficas, se apresentam e discutem argumentos filosóficos e, sobretudo, se mostra, com exemplos concretos, quais são as consequências da aplicação de determinadas ideias, defendidas por ilustres filósofos, à nossa vida.
Ainda que o meu aluno não soubesse, de facto o nome do tigre do Calvin foi inspirado no filósofo inglês Thomas Hobbes. Como disse o próprio Bill Watterson a propósito do seu personagem: “Tem o nome de um filósofo inglês do século XVII que tinha uma perspectiva pessimista da natureza humana (…). Com a maior parte dos animais das BD o humor resulta do seu comportamento humano. Claro que Hobbes tem uma postura vertical e fala, mas tento preservar o seu lado felino, tanto no comportamento como na atitude física. A reserva e o tacto de que dá mostras, bem como o orgulho mal contido de não pertencer à espécie humana, parecem-me muito felinos.”
Já agora, e a título de curiosidade, o personagem Calvin “tem o nome de um teólogo do século XVI que acreditava na predestinação (Calvino)”.
Em tempo de férias, sugiro como leitura o livro de onde tirei estas citações que, além das BD, tem comentários e explicações do próprio Bill Watterson (1).
Além do contacto com os livros, sugiro, em especial a alguns dos meus alunos que ocupam muito do seu tempo a jogar computador, o contacto com a natureza.
Talvez possa ajudar mudar o vosso ponto de vista em relação à escola e à vida...

(1) Bill Watterson, Parabéns Calvin e Hobbes, Edição comemorativa do 10º aniversário, Lisboa, Edições Gradiva.

1 comentário:

José Ricardo Costa disse...

Céus, estava muito longe de me passar pela cabeça esta filiação. Obrigado pela informação.

JR