Trata-se de um artigo de Maria Regina Rocha (professora do Ensino Secundário) sobre os males da educação em Portugal. São 12 ideias muito claras, simples e sensatas. A autora chama-lhes verdades e não exagera. Pode lê-las no sítio do jornal Sol ou no De Rerum Natura.O que é que impede a sua aplicação? Apenas o facto das ideias absurdas geralmente designadas por "eduquês" dominarem as cabeças de muitas pessoas ligadas à educação em Portugal - alguns professores, alguns políticos e quase todos os "especialistas" em Educação que trabalham no Ministério.
Eis, a título de exemplo, a 3ª e a 4ª ideias de Maria Regina Rocha:
3.ª – A abolição dos exames foi um erro. A existência de exames (provas de avaliação externa) com um peso de 50% é essencial para a responsabilização de todos os intervenientes no processo educativo, desde o 4.º ano de escolaridade e a todas as disciplinas (no 4.º, no 6.º, no 9.º no Ensino Básico; em cada disciplina terminal no Ensino Secundário).
4.ª – Os currículos estão desajustados. É necessário que tenham um número equilibrado de disciplinas, devendo desaparecer do mesmo disciplinas instrumentais como, por exemplo, «Área de Projecto» e «Estudo Acompanhado».
Eis, a título de exemplo, a 3ª e a 4ª ideias de Maria Regina Rocha:
3.ª – A abolição dos exames foi um erro. A existência de exames (provas de avaliação externa) com um peso de 50% é essencial para a responsabilização de todos os intervenientes no processo educativo, desde o 4.º ano de escolaridade e a todas as disciplinas (no 4.º, no 6.º, no 9.º no Ensino Básico; em cada disciplina terminal no Ensino Secundário).
4.ª – Os currículos estão desajustados. É necessário que tenham um número equilibrado de disciplinas, devendo desaparecer do mesmo disciplinas instrumentais como, por exemplo, «Área de Projecto» e «Estudo Acompanhado».
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