sábado, 25 de fevereiro de 2012

What we think we become

image image

A primeira foto é da verdadeira Margaret Thatcher  e segunda da atriz Meryl Streep a desempenhar o papel da primeira ministra inglesa.

"Watch your thoughts for they become words.
Watch your words for they become actions.
Watch your actions for they become habits.
Watch your habits, for they become your character.
And watch your character, for it becomes your destiny.
What we think we become”.

Não se sabe com certeza quem é o autor destas palavras famosas. São citadas, no filme (em exibição nos cinemas) "A Dama de ferro", por Margaret Thatcher (papel desempenhado pela atriz  Meryl Streep). Vale a pena ouvi-las.

Os pensamentos têm, afinal, assim tanto poder na vida das pessoas? Se assim fosse, não deveríamos interessar-nos muito mais por compreender, analisar e discutir as nossas ideias?

2 comentários:

Aires Almeida disse...

É interessante a citação, Sara. A terceira e a quarta afirmações ilustram bem uma das mais importantes perspectivas éticas, juntamente com o consequencialismo e o deontologismo. Trata-se de uma boa ilustração da teoria aristotélica da virtudes: o fundamento da moral é o carácter e o carácter depende do hábito.

Sara Raposo disse...

Olá Aires,

Eu gostava de poder ter tempo para leccionar aulas sobre a teoria aristotélica, mas dada a extensão do programa é impossível fazê-lo, quando se dá Kant e Mill.

Parece-me que o interesse pela ética, que os alunos demonstram, justificaria uma reformulação do programa em que, por exemplo, a teoria aristotélica fosse incluída. Era preciso, é urgente e necessário, haver mudanças no programa, este deveria ser muito menos extenso e permitir que se pudessem abordar mais perspectivas sobre cada problema filosófico.

O Carlos reenviou-me o teu mail. Agradeço. Não tenho agora tempo (a quantidade de coisas que tenho para fazer é muita e as minhas condições de trabalho não são as melhores) para ler mas irei fazê-lo na interrupção da Páscoa.
Cumprimentos.