domingo, 26 de fevereiro de 2012

Visita ao Passado e ao Futuro

Continuação da informação do post anterior.

clip_image002 

No Museu das Comunicações iremos efetuar visitas guiadas às exposições seguintes:

1. "Vencer a Distância".

clip_image004

“Mais do que uma viagem sobre a história, é uma mostra - organizada em dois percursos, um dedicado aos Correios e um outro às Telecomunicações - sobre a evolução e o aperfeiçoamento das técnicas que permitiram ao homem uma comunicação cada vez mais rápida e eficiente. É o trilhar de um caminho construído passo a passo, que revela a importância das comunicações na transformação do nosso quotidiano e no desenvolvimento económico e social da comunidade.
Na verdade, tanto as telecomunicações como o correio foram sempre instrumentos essenciais e procurados pelo homem ao longo de toda a história, que neles encontrou a possibilidade de vencer a distância e de romper a barreira da inacessibilidade. No fundo, serviu-se deles como meio de unir o mundo.
Do telégrafo visual ao satélite, no caso das telecomunicações, ou da carruagem da Mala-Posta ao correio híbrido, no caso do correio, o objetivo do engenho humano, sempre em evolução, foi o de levar a comunicação mais longe e de a fazer de modo mais rápido, até à velocidade em tempo real dos dias de hoje.”

(Informação retirada do site do Museu das Comunicações, ver aqui).

O percurso que vai ser realizado no museu, encontra-se disponível em PDF: AQUI.

2. “A Casa do Futuro”.

clip_image006

«Aos conceitos de Conexão, Interatividade, Inclusividade e Sustentabilidade, que caracterizaram a evolução modular da Casa do Futuro, projeto concretizado em 2003, junta-se agora o conceito de Convergência.
A evolução que a sociedade atual atravessa, fruto da rápida evolução da eletrónica e dos sistemas de informação, leva a que cada vez mais as pessoas aumentem as suas exigências ao nível do conforto, segurança, gestão de recursos e fiabilidade de comunicação.
Pelo facto de a Casa ser um dos locais de partilha onde os membros do núcleo central familiar desempenham uma maior multiplicidade de atividades individuais e coletivas, é cada vez mais necessário que os suportes e conteúdos de apoio à vivência quotidiana encontrem formas de convergir com serviços fora do ambiente doméstico, como a educação, o emprego, a assistência médica ou a vivência associativa.
A versão 5.0 da Casa do Futuro é pois uma montra viva deste conceito, focando-o como agregador dos anteriores módulos desde a sua criação em 2004, possibilitando demonstrar o efeito da convergência na adequação às plataformas de gestão e segurança domótica, para operabilidade de diversos pontos da Casa, na unificação de diversos equipamentos terminais através de um interface comum, na troca de informação através de serviços personalizados e na convergência de conteúdos agrupados e partilhados através de um único perfil de acesso.
O próprio ambiente arquitetónico e decorativo da Casa faz uma adaptação conceptual, tornando a vivência e a usabilidade do espaço num modelo de “Convergência Espacial”.
São muitos motivos para que possamos olhar esta nova versão da Casa do Futuro como a continuação de um projeto expositivo que se adapta e evolui, de forma a apresentar ao público visitante uma antecipação cuidada e realista de um futuro próximo mais sustentado.»

(Informação retirada do site do Museu das Comunicações, ver aqui).

 

Sem comentários: