Mozart aos seis anos de idade (ver aqui).
No próximo dia 2 de março, as turmas do 11º C e do 11º F irão realizar uma visita de estudo à Fundação Calouste de Gulbenkian e ao Museu das Comunicações em Lisboa. Disponibilizo, seguidamente, informações acerca dos locais a visitar e das atividades a realizar.
Vale a pena consultar esta informação antes da visita, não só para perceber o que iremos ver e fazer, como para compreender que se trata de uma oportunidade de desfrutar novas experiências, aplicar conhecimentos e descobrir mais. Já me esquecia: e também, é claro, de conviver!
1. Concerto "Bastien e Bastienne" (de Mozart), pela orquestra Gulbenkian.
“Inspirada em Le Devin du Village, de Jean-Jacques Rousseau, o singspiel (ópera com texto declamado) Bastien und Bastienne foi composto por Mozart quando este contava apenas doze anos de idade. Uma obra de contornos satíricos que é também uma das primeiras provas inequívocas do génio músico-teatral do compositor de Salzburgo. Bastienne é uma jovem pastora apaixonada por Bastien, cujo coração anda distraído com uma representante da nobreza. O desespero conduz Bastienne até ao mago Colas que, com os seus poderes mágicos e de persuasão, conduzirá o par amoroso a um fim reconciliador.”
Informação retirada do site da Fundação Calouste Gulbenkian (ver aqui).
2. Visita guiada à exposição "Descobrir a matemática na Arte".
“Será que a Matemática e a Arte estão assim tão afastadas? Ao longo da História sempre houve cruzamentos entre Ciência e Arte, como o demonstra a aplicação da Matemática no trabalho plástico de alguns artistas. No entanto, na maior parte das vezes a presença da Matemática na Arte não se descortina através de um simples olhar. Requer uma observação atenta, refletida, para lá do que é mais visível.
Reforçando alguns dos conteúdos abordados nos currículos escolares de cada nível de ensino e introduzindo conceitos que habitualmente se encontram ausentes da esfera curricular, esta é uma visita que promove o cruzamento interdisciplinar, permitindo, de forma criativa e apelativa, criar pontes duradouras e estimulantes entre as aprendizagens escolares e as não-escolares.
Os percursos e recursos utilizados variam em função das exposições temporárias em cartaz e do nível de ensino dos alunos, uma vez que para cada ano letivo há uma cuidadosa adaptação das estratégias e dos conteúdos.”
Informação retirada do site da Fundação Calouste Gulbenkian (ver aqui).
3. Outros locais e actividades de interesse na Fundação Calouste Gulbenkian (que os alunos poderão explorar livremente à hora do almoço). Vale a pena espreitar os links!
1. O jardim: uma obra de arte onde podem encontrar obras de arte (esculturas).
2. A exposição: "Fernando Pessoa, Plural como o Universo".
3. O museu Calouste Gulbenkian.
A escolha é vossa.
Aproveitem para olhar e ver!
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