domingo, 26 de fevereiro de 2012

Visita de estudo: Música e Arte

image

Mozart aos seis anos de idade (ver aqui).

No próximo dia 2 de março, as turmas do 11º C e do 11º F irão realizar uma visita de estudo à Fundação Calouste de Gulbenkian e ao Museu das Comunicações em Lisboa. Disponibilizo, seguidamente, informações acerca dos locais a visitar e das atividades a realizar.

Vale a pena consultar esta informação antes da visita, não só  para perceber o que iremos ver e fazer, como para compreender que se trata de uma oportunidade de desfrutar novas experiências, aplicar conhecimentos e descobrir mais. Já me esquecia: e também, é claro, de conviver!

1. Concerto "Bastien e Bastienne" (de Mozart), pela orquestra Gulbenkian.

clip_image002

“Inspirada em Le Devin du Village, de Jean-Jacques Rousseau, o singspiel (ópera com texto declamado) Bastien und Bastienne foi composto por Mozart quando este contava apenas doze anos de idade. Uma obra de contornos satíricos que é também uma das primeiras provas inequívocas do génio músico-teatral do compositor de Salzburgo. Bastienne é uma jovem pastora apaixonada por Bastien, cujo coração anda distraído com uma representante da nobreza. O desespero conduz Bastienne até ao mago Colas que, com os seus poderes mágicos e de persuasão, conduzirá o par amoroso a um fim reconciliador.”

Informação retirada do site da Fundação Calouste Gulbenkian (ver aqui).

2. Visita guiada à exposição "Descobrir a matemática na Arte".

image

“Será que a Matemática e a Arte estão assim tão afastadas? Ao longo da História sempre houve cruzamentos entre Ciência e Arte, como o demonstra a aplicação da Matemática no trabalho plástico de alguns artistas. No entanto, na maior parte das vezes a presença da Matemática na Arte não se descortina através de um simples olhar. Requer uma observação atenta, refletida, para lá do que é mais visível.
Reforçando alguns dos conteúdos abordados nos currículos escolares de cada nível de ensino e introduzindo conceitos que habitualmente se encontram ausentes da esfera curricular, esta é uma visita que promove o cruzamento interdisciplinar, permitindo, de forma criativa e apelativa, criar pontes duradouras e estimulantes entre as aprendizagens escolares e as não-escolares.
Os percursos e recursos utilizados variam em função das exposições temporárias em cartaz e do nível de ensino dos alunos, uma vez que para cada ano letivo há uma cuidadosa adaptação das estratégias e dos conteúdos.”

Informação retirada do site da Fundação Calouste Gulbenkian (ver aqui).


3. Outros locais e actividades de interesse na Fundação Calouste Gulbenkian (que os alunos poderão explorar livremente à hora do almoço). Vale a pena espreitar os links!

1. O jardim: uma obra de arte onde podem encontrar obras de arte (esculturas).

image

2. A exposição: "Fernando Pessoa, Plural como o Universo".

image

3. O museu Calouste Gulbenkian.

image

A escolha é vossa.

Aproveitem para olhar e ver!

Sem comentários: