sábado, 28 de maio de 2011

WikiCiências: uma enciclopédia científica em língua portuguesa

image

«Acaba de nascer a primeira enciclopédia científica em língua portuguesa de base colaborativa e permanentemente citável na internet. A WikiCiências surgiu da necessidade sentida por professores e alunos de terem à sua disposição um instrumento de pesquisa - em português - credível, onde pudessem obter informação ou esclarecer dúvidas.
A WikiCiências será apresentada publicamente no dia 30 de Maio, às 17h, no Auditório 3 da Fundação Gulbenkian, com a presença de José Ferreira Gomes, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e editor-chefe da WikiCiências.
Das cerca de 650 entradas da WikiCiências elaboradas até agora por professores das Faculdades de Ciências das Universidades do Porto, Lisboa, Coimbra e Minho que, conjuntamente com alunos, sobretudo de doutoramento, construíram uma primeira base de informação útil, 250 já se encontram “abertas” para toda a gente. Todas as outras entradas estão em fase de avaliação para poderem ser editadas e publicadas. Até ao fim do ano estarão disponíveis para leitura universal cerca de 1000 entradas.
O público-alvo da WikiCiências é constituído por professores e alunos do básico e do secundário, mas espera-se que cresça no sentido de abranger matérias relevantes para a formação universitária geral e alguns temas mais relevantes para a sensibilização do público para a Ciência.
A WikiCiências faz parte do portal portal Gulbenkian para professores, Casa das Ciências. No dia da sua apresentação ao público, 30 de Maio, será também entregue o Prémio Casa das Ciências 2011, a partir das 15h, com a presença de Eduardo Marçal Grilo, administrador da Fundação.»

O texto citado anteriormente foi retirado daqui.

2 comentários:

cs disse...

Faz tempo que ando para deixar um comentário, e hoje aqui fica.
Este Blogue é serviço público :)
Parabéns

Sara Raposo disse...

CS:
Obrigada! As suas visitas são bem-vindas!
Cumprimentos.