sábado, 14 de maio de 2011

A opinião dos alunos: a exposição "Sexo e então?!" (1)

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No passado dia 1 de Abril, as turmas 10°C e 11°A realizaram uma visita a Lisboa, onde visitaram a exposição: "Sexo e então?!", presente no Pavilhão do Conhecimento.

Foi disponibilizada, antes da visita, informação aos alunos: AQUI e AQUI.

As alunas do 10º C, Jearina Isabelle Imanse e Ana Carolina, escreveram dois pequenos textos (as fotos são da Jearina) em que explicam o que viram e o que gostaram e não gostaram.

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Na minha opinião, o conteúdo da exposição "Sexo e então?!" era, talvez, um pouco infantil para nós. Mas mesmo assim achei interessante a forma como os vários assuntos eram tratados:  de modo interactivo, com sentido de humor e com questões dirigidas aqueles que estão a passar pelas transformações biológicas, psicológicas e afectivas da adolescência, ou seja: nós.

As actividades propostas incidiam em temas como a puberdade, a fecundação, a gravidez, a paixão, o amor e muito mais. Gostei mais das actividades com as simulações, por exemplo: a actividade com o beijo e o boneco virtual. Estas actividades e a informação anexada a cada uma delas tentavam dar uma resposta à maioria das perguntas que crianças entre 9 e 15 anos fazem em relação ao seu corpo, ao sexo e ao amor. Algumas das perguntas, cujas respostas foram lá explicadas, foram: “O que é fazer sexo?”, “O que é estar apaixonado?” e “A puberdade, o que é isso?”. As respostas foram dadas, ao longo da exposição, sobretudo através da realização de actividades e experiências. Para as crianças mais pequenas também disponibilizavam um guião da exposição com este tipo de perguntas para eles preencherem durante as actividades. Achei engraçado e foi uma boa experiência!

Jearina Isabelle Imanse, 10°C

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Como é que se gera e cresce um bebé?

Na exposição este tema era abordado de uma maneira bastante atractiva e divertida: mostravam uma situação em que os espermatozóides eram pessoas que pediam autorização ao óvulo para entrar.

Aparecia também uma imagem na parede, comparando proporcionalmente o tamanho do óvulo e do espermatozóide, para que assim se pudesse entender, de facto, a desproporção existente entre ambos.

No entanto, na realidade, o processo de fecundação e gestação é bastante mais complexo. Primeiro é necessário que ocorra fecundação, ou seja, que um espermatozóide entre no óvulo. Como resultado final deste processo origina-se o ovo. A fecundação ocorre nas trompas de Falópio. Dezoito a trinta e nove horas após a fecundação, o ovo divide-se para formar duas células. Estas dividem-se para formar quatro células, que se dividem, por sua vez, para formar oito células, e assim sucessivamente. Ao quarto dia o embrião é uma massa compacta a que se dá o nome de mórula. Esta desloca-se pela trompa de Falópio e chega ao útero, onde o embrião se irá fixar, a este processo chama-mos nidação. Após este acontecimento,  constitui-se um dos elementos essenciais à gestação – a placenta. Esta irá ser o “meio de comunicação” entre a mãe e o novo ser através do cordão umbilical. A partir da placenta o oxigénio, os nutrientes e anticorpos passam do corpo da mãe para o bebé e ao longo do resto dos nove meses o bebé irá crescer e formar todos os órgãos principais.

Nesta exposição tivemos acesso a textos e imagens - animações, nalguns casos, noutros filmes em que pudemos observar o crescimento do bebé dentro da barriga da mãe até à sua expulsão no parto - que facilitaram a percepção e a compreensão dos fenómenos envolvidos na resposta à pergunta: como é que eu nasci?

A brincar falaram-se e aprenderam-se coisas sérias que muitas vezes fazem os pais ficarem engasgados, corados ou aflitos. A exposição vale a pena porque é um tempo gasto com “brincadeiras sérias”.

Ana Carolina, 10ºC

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