terça-feira, 24 de maio de 2011

Matriz do 5º teste de Filosofia (turmas B e D do 11º)

1. Aplicar conceitos de Lógica anteriormente aprendidos em respostas referentes a outros temas filosóficos.

2. Formular o problema do aborto.

3. Explicar os argumentos a favor do aborto (e respectivas objecções) analisados e discutidos nas aulas.

4. Explicar os argumentos contra o aborto (e respectivas objecções) analisados e discutidos nas aulas.

5. Defender argumentativamente uma tese acerca do aborto.

6. Explicar o que é o senso comum.

7. Distinguir senso comum e ciência explicando as diversas características estudadas.

8. Explicar o que é uma hipótese.

9. Formular o problema da demarcação.

10. Explicar o que defende o verificacionismo relativamente à ciência.

11. Mostrar como é que o critério da verificabilidade permite estabelecer um critério de demarcação entre ciência e não ciência.

12. Explicar a objecção das leis da natureza ao critério da verificabilidade.

13. Explicar o que defende o falsificacionismo relativamente à ciência.

14. Mostrar como é que o critério da falsificabilidade permite estabelecer um critério de demarcação entre ciência e não ciência.

15. Explicar a objecção ao Falsificacionismo que sustenta que este não permite compreender a cientificidade das afirmações particulares.

A. Conhecer exemplos ilustrativos de todos os conceitos referidos.

B. Identificar os conceitos referidos em exemplos dados pelo professor.

Leituras:

No Manual: da página 171 à 175; e da página 185 à 189.

No Blogue Dúvida Metódica:

Aborto: o argumento do violinista

Argumentos consequencialistas a favor do aborto

Argumentos contra o aborto
O aborto em debate: a opinião dos alunos (1)
O aborto em debate: a opinião dos alunos (2)
Algumas diferenças entre o senso comum e a ciência
O que pode a ciência provar?
As teorias científicas são falsificáveis
Verificabilidade e falsificabilidade – alguns exemplos

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