1. Aplicar conceitos de Lógica anteriormente aprendidos em respostas referentes a outros temas filosóficos.
2. Formular o problema do aborto.
3. Explicar os argumentos a favor do aborto (e respectivas objecções) analisados e discutidos nas aulas.
4. Explicar os argumentos contra o aborto (e respectivas objecções) analisados e discutidos nas aulas.
5. Defender argumentativamente uma tese acerca do aborto.
6. Explicar o que é o senso comum.
7. Distinguir senso comum e ciência explicando as diversas características estudadas.
8. Explicar o que é uma hipótese.
9. Formular o problema da demarcação.
10. Explicar o que defende o verificacionismo relativamente à ciência.
11. Mostrar como é que o critério da verificabilidade permite estabelecer um critério de demarcação entre ciência e não ciência.
12. Explicar a objecção das leis da natureza ao critério da verificabilidade.
13. Explicar o que defende o falsificacionismo relativamente à ciência.
14. Mostrar como é que o critério da falsificabilidade permite estabelecer um critério de demarcação entre ciência e não ciência.
15. Explicar a objecção ao Falsificacionismo que sustenta que este não permite compreender a cientificidade das afirmações particulares.
A. Conhecer exemplos ilustrativos de todos os conceitos referidos.
B. Identificar os conceitos referidos em exemplos dados pelo professor.
Leituras:
No Manual: da página 171 à 175; e da página 185 à 189.
No Blogue Dúvida Metódica:
Aborto: o argumento do violinista
Argumentos consequencialistas a favor do aborto
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