quinta-feira, 26 de maio de 2011

Onde está Deus?

image

«Não ouviram falar daquele homem em fúria que, numa manhã clara, acendeu uma lanterna, correu pela praça pública e gritou incessantemente: “Procuro Deus! Procuro Deus! Para onde foi Deus?” gritou, “eu vou dizer-vos! Nós matámo-lo – vós e eu! Nós todos somos os seus assassinos! Mas como fizemos nós isto? Como pudemos nós tragar o mar inteiro? Quem nos deu a esponja para apagar todo o horizonte? Que fizemos quando desligámos esta terra do seu sol? Para onde se move ela agora? Para onde nos movemos nós? (…) Não é a grandeza deste acto demasiado grande para nós? Não teremos de nos tornar deuses, nós mesmos, para parecermos agora dignos dele?”»

Nietzsche, A Gaia Ciência

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi foi a 3ª vez que vi o teu blogue e reflecti muito!Bom Projecto!
Adeus

Anónimo disse...

Acho o assunto muito peculiar. Não são todos os homens que podem se "aproximar" de Deus e compreendê-lo. Aliás, só uma minoria é capaz disso. Penso: O segredo sobre Deus começa dentro de cada ser.
Nietzsche foi só mais um homem que raciocinou a respeito desses assuntos e tentou se convencer. Você vai simplesmente captar e repetir as ideias dos filósofos ou vai fazer o que eles fizeram por eles mesmos (pensar por si) ?