sexta-feira, 27 de maio de 2011

O que pode a ciência provar?

«Nunca se pode provar nem afirmar que uma teoria científica é verdadeira. Quanto muito, pode provar-se que é falsa – se se realizar um teste cujos resultados sejam contrários às suas previsões».

Jorge Buescu, O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias, 9ª edição, Gradiva, Lisboa, 2004, pág. 13.

6 comentários:

Aires Almeida disse...

Carlos, queria só comentar um pormenor. Vejo que tiveste o cuidado, na referência bibliográfica, de indicar que se trata da 9ª edição. Mas isso é aqui completamente irrelevante, pois não se trata mesmo da 9ª edição, mas da 9ª reimpressão. Se fosse realmente uma nova edição, a referência a isso faria sentido, pois o número da página citada poderia ser diferente da de edições anteriores (essa é a razão que explica a referência à edição). Dado que não se trata realmente de uma nova edição e o livro não passa de uma simples reimpressão, as páginas são exactamente iguais. Eu sei que isto é mesmo um pormenor em que quase ninguém pensa, Mas mesmo assim deixo aqui esta nota.

Fernando Vasconcelos disse...

Bom admito que isso seja verdade para todas as ciências excepto a Matemática e mesmo assim tenho dúvidas porque quando se consegue determinar uma relação de causa-efeito claro que podemos especular que em condições diferentes nada nos garante que se mantenha essa relação mas ... tenho dúvidas sobre esta afirmação sinceramente.

Carlos Pires disse...

Aires:

Antes de ler um texto teu sobre isso nunca tinha pensado na diferença entre edição e reimpressão.
Acho que tens razão e os editores deviam deixar de chamar nova edição ao que é apenas uma reimpresssão. Mas no livro diz mesmo "edição". O que será então correcto fazer quando fazemos uma citação?

Os leitores interessados em ler o referido texto de Aires Almeida podem clicar aqui: Edições e editores

Carlos Pires disse...

Fernando:

Embora na Matemática também existam erros, o seu caso é realmente diferente das ciências da natureza. Nestas, mesmo que isso seja muito improvável, não se pode garantir absolutamente que:
a) não houve nenhum erro nos testes;
b) a relação observada entre 2 fenómenos se verifica em todas as ocorrências possíveis desses fenómenos.
Quando Jorge Buescu, seguindo Popper, diz que a ciência não consegue provar que uma teoria é verdadeira refere-se a isso.

Aires Almeida disse...

Pois, Carlos, a tua pergunta é bastante pertinente. Eu não lhe vou responder, pois os editores é que devem ser mais rigorosos. Bom, sabendo como são as coisas, talvez não valha a pena indicar sequer a edição. Só referi isto para sugerir que, como leitores, temos de exigir mais dos editores portugueses.

Carlos Pires disse...

Aires:

já que estamos com a mão na massa vamos também exigir a alguns editores melhores traduções e livros que não se desfaçam nas nossas mãos ao fim de poucas horas de uso.