terça-feira, 11 de janeiro de 2011

L******** de e********?

Hoje, numa aula do 11º ano, fiz algo que nunca tinha feito numa aula: utilizei a expressão “foder o juízo”. Nunca tinha utilizado esse verbo, nem nenhuma palavra da família, numa aula.

Quando disse “foder o juízo” não estava a falar de educação sexual, mas sim de liberdade de expressão e de um livro: este.

Terei agido mal?

Agirei mal se, na próxima aula, ao discutir quais devem ser os limites à liberdade de expressão, em vez de apresentar casos relacionados com a privacidade dos políticos e com a segurança do Estado, apresentar o vídeo seguinte e perguntar aos alunos se utilização de palavrões em obras de ficção é ou não defensável?

 

No vídeo: o actor Miguel Guilherme lê um texto (“Gosto de palavrões”) de Miguel Esteves Cardoso em que este elogia – com muito humor e inteligência – os palavrões.

(Há dois anos fiz uma pergunta semelhante a estas, aqui no Dúvida Metódica.)

1 comentário:

Anónimo disse...

Na minha opinião, não agirá mal ao mostrar o vídeo. Vai ver que os vai incentivar e tornar a aula interessante.

Cumps, Carlos.