“Um dia de anarquia é pior do que cem anos de tirania.”
Provérbio (turco?), citado de memória.
Os anarquistas consideram que a anarquia não merece o mau nome que tem e que é errado associá-la a confusão e desorganização. Pelo contrário, Hobbes, que defendia um Estado forte, subscreveria sem hesitar este provérbio. Quem tem razão?
10 comentários:
Por mim prefiro a anarquia
Marta:
Afirmar, como é feito no provérbio, "ou a democracia ou a tirania" é uma falácia chamada "falso dilema". Não precisamos escolher uma coisa ou outra porque há uma alternativa melhor.
Não vou adiantar mais por agora, na esperança de que alguns alunos resolvam dar a sua opinião.
Obrigado pelo seu comentário.
risos
Vou ter que ir ler....
Prof.
está a falar da democracia, serto?
mas a democracia está cheia de defeitos e problemas. Na sua opinião, não se arranja nada melhor?
Ninguém sabe ao certo o que e a Anarquia nem o que seria viver em Anarquia. Qualquer pensamento necessita de uma sequência lógica e organizada para poder ser formulado. Como podemos compreender algo que supostamente define a desordem através da razão? Não podemos, e quer queiramos quer não , somos seres racionais e incapazes: logo incapazes de viver em anarquia pura.
Aconselho a leitura de "O Banqueiro Anarquista" de Fernando Pessoa. Não é uma obra filosófica nem nenhum ensaio teórico sobre anarquismo, mas está muito bem escrito, é de fácil leitura e apela *a reflexão.
Apesar de não concordar completamente com nenhum dos extremos, entre um e outro prefiro a anarquia; porque acredito mais na possibilidade de as pessoas se conseguirem dar todas bem (ou mesmo se não se derem completamente bem, cooperarem por necessidade) do que vivermos governados por alguém tirano, com um poder ilimitado..
Inês:
Afirmar, como é feito no provérbio, "ou a democracia ou a tirania" é uma falácia chamada "falso dilema". Não precisamos escolher uma coisa ou outra porque há uma alternativa melhor: a democracia. Esta tem muitos defeitos, mas até hoje não surgiu nenhum sistema melhor - embora, quem sabe, possa surgir no futuro.
Marta:
A alternativa melhor é, naturalmente, a democracia - que apesar dos seus defeitos é o melhor dos sistemas conhecidos.
Micael:
Segundo li e ouvi, já houve algumas tentativas de criar comunidades anarquistas. Parece que ao fim de algum tempo as coisas começam a correr menos bem. O que sugere que o Estado é realmente necessário.
Quanto ao "Banqueiro anarquista", é uma das minhas inúmeras lacunas literárias.
carlos pires:
segundo sei, na maioria das sociedades hierarquizadas (democráticas ou não),passado mais ou menos tempo, as coisas também começam a correr "menos bem"(o que quer que isso queira dizer. limito-me a constatar que nenhum regime durou para sempre, em lado nenhum)... será que isso não lhe sugere que o Estado é uma das razões para os males que nos assolam?
Já agora, quais são os critérios em que se baseia para afirmar que a democracia é "o melhor" sistema que existe?
Enviar um comentário