sábado, 12 de setembro de 2009

Vale a pena estudar – o discurso do presidente dos EUA aos alunos

Clique aqui e leia, no jornal i, o discurso que Barack Obama, presidente dos EUA, fez aos alunos do seu país no início de mais um ano lectivo. Vale a pena ler, pela sensatez, pertinência e clareza das ideias.

Hoje à noite, os líderes dos dois maiores partidos portugueses e principais candidatos ao cargo de primeiro-ministro, farão um debate na televisão. Era bom que, ao falarem da educação, conseguissem revelar pelo menos metade da sensatez e clareza de Obama.

Seria igualmente bom que os alunos portugueses, agora que nos aproximamos do primeiro dia de aulas, prestassem atenção às suas palavras, pois estas não são válidas apenas para os alunos americanos.

Eis um excerto, para confirmar que vale a pena.

“Já fiz muitos discursos sobre educação, e falei muito de responsabilidade. Falei da responsabilidade dos vossos professores de vos motivarem, de vos fazerem ter vontade de aprender. Falei da responsabilidade dos vossos pais de vos manterem no bom caminho, de se assegurarem de que vocês fazem os trabalhos de casa e não passam o dia à frente da televisão ou a jogar com a Xbox. Falei da responsabilidade do vosso governo de estabelecer padrões elevados, de apoiar os professores e os directores das escolas e de melhorar as que não estão a funcionar bem e onde os alunos não têm as oportunidades que merecem.
No entanto, a verdade é que nem os professores e os pais mais dedicados, nem as melhores escolas do mundo são capazes do que quer que seja se vocês não assumirem as vossas responsabilidades. Se vocês não forem às aulas, não prestarem atenção a esses professores, aos vossos avós e aos outros adultos e não trabalharem duramente, como terão de fazer se quiserem ser bem sucedidos.”

Barack Obama jovemobama presidente EUA

2 comentários:

Eduardo Matzembacher Frizzo disse...

Pela qualidade do seu blog, qualidade esta que é rara encontrar pela rede, na qual pululam tantos sítios sem o menor valor, tomei a liberdade de linkar o mesmo ao meu blog. Espero que não esteja sendo inconveniente. Continuarei a aparecer por cá, visto que recém ontem descobri este local. Abraço, Eduardo Matzembacher Frizzo.

Carlos Pires disse...

Eduardo:

Obrigado pelas palavras simpáticas. Peço desculpa por não ter respondido logo ao comentário, mas ficou esquecido.
Espero que o DM possa ter utilidade e interesse para si.

Chamo a atenção dos outros leitores para o facto do Eduardo ser autor do blogue "Insufilme", onde escreve sobre direito, política e coisas diversas.

cumprimentos