segunda-feira, 28 de maio de 2012

Matriz do 5º teste de Filosofia: turmas A, C e D do 10º ano

Matriz do 5º teste filosofia 10º ano - Filosofia Política

Temas:

Filosofia Política - o problema da justificação do Estado; o problema da justiça distributiva.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia professor.
Podia explicar melhor o objetivo número 20 se faz favor?
Obrigada.

Ana Rita nº7 10ºC

Carlos Pires disse...

Bom dia, Ana Rita.

Sinteticamente:

Para Rawls, uma sociedade justa tem de possuir mecanismos de redistribuição da riqueza: o estado deve cobrar impostos e com eles procurar melhorar a vida de quem tem menos recursos, através de meios diversos (subsídios, hospitais públicos, etc.) – de modo a que exista igualdade de oportunidades, de modo a que as desigualdades de riqueza não sejam excessivas, etc.
Nozick procurou mostrar que a redistribuição da riqueza é ilegítima pois viola o direito à propriedade legítima. Para ele, o estado só deve cobrar os impostos necessários à manutenção de um “estado mínimo” (sistema judicial, defesa e segurança e pouco mais). Cobrar impostos elevados para depois redistribuir a riqueza e combater a pobreza é uma espécie de roubo.
A perspetiva de Nozick é incompatível com a de Rawls e tenta mostrar que este está enganado em quase tudo, é uma tentativa de o refutar.
Contudo, uma objeção como por exemplo a da pág 248-249 do manual – “a teoria de Rawls leva a que certas escolhas subsidiem injustamente outras” – não implica uma rejeição de toda a teoria de Rawls e pode ser vista como uma tentativa de a melhorar.

Votos de bom estudo!

(SFF, diga - o mais rápido que conseguir - aos seus colegas para estudarem, pois o teste é muito difícil! Já agora, recorde-lhe que decorar não é um bom método de estudo.)

Anónimo disse...

Obrigada.

Ana Rita nº7 10º C