sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Tarkovsky no CCB em Lisboa

De 7 de Novembro a 4 de Dezembro irá realizar-se em Lisboa, no Centro Cultural de Belém o ciclo ANDREI TARKOVSKY, intitulado Esculpir o Tempo. Haverá cinema, concerto, conferências e uma exposição. Para mais informações ver aqui.

Por mera coincidência andei a ler, recentemente, um fabuloso livro de fotografias - Instant Light - tiradas por Tarkovsky na Rússia e em Itália.

image image

Seguem-se algumas cenas inesquecíveis do último filme de Tarkovsky que vi no cinema, O Sacríficio,  ao som da música de Johann Sebastian Bach  (A Paixão segundo São Mateus). Muito, muito belo...

5 comentários:

O meu baú disse...

[...o "divino" Bach!...]

Este é um comentário "off topic"; se entenderem que é muito off, não o publiquem -- eu entendo...

É que o falecido poeta, contista e cronista brasileiro Drummond de Andrade nasceu há 109 anos e decidi aproveitar o pretexto para propor uma análise crítica (filosófica) de um dos seus poemas "sobre" a verdade.

A proposta está aqui: http://omeubau.net/verdade/

Rafael Fonseca disse...

Se não calhasse no período de aulas, até tentava ir...

Sara Raposo disse...

Rafael,

O motivo era, sem dúvida, justificável. Eu própria bem gostaria de rever no cinema alguns filmes deste realizador, mas é claro que agora também não posso... O último que vi no cinema, referido no vídeo, foi no final dos anos 80.
E do Woody Allen, já conseguiu ver mais algum filme? Espero que sim, pois é um bom antídoto contra a crise (em geral e do estado de espírito em particular).
Saudações cinéfilas e um bom fim de semana!

Sara Raposo disse...

Gomes,

Agradeço a sua sugestão, entretanto divulgada no Facebook do Dúvida Metódica. Aprecio muito o trabalho que realiza no seu blogue!

Cumprimentos.

O meu baú disse...

Sara, gracias. Eu vi, no fb -- e comentei (com pouca graça...:-( )

Um dia destes, vou comentar este vosso texto, não na perspetiva cinéfila, mas musical. De Bach. Da Paixão, mas da outra, de São Mateus (de que gosto mais, mesmo gostando muito da de São João). Depois dou notícia :-)