Para finalizar a reflexão acerca dos testes intermédios é importante assinalar o seguinte facto: o Ministério da Educação trata de forma desigual os alunos dos cursos científicos e dos cursos humanísticos. Ambos os cursos têm exames nacionais, mas até agora só os alunos das áreas de ciências podiam realizar testes intermédios: a Matemática A; Biologia e Geologia; Física e Química A e agora também Filosofia. Os alunos de humanidades realizaram este ano, pela primeira vez, um teste intermédio: o de Filosofia. Como se explica esta prática instituída há vários anos por parte do ministério? A necessidade de realizar testes intermédios só se faz sentir nos cursos de ciências? Porque é que não existem testes intermédios em disciplinas como História, Geografia e MACS?
Muitos alunos de ciências já me colocaram essas questões, queixando-se de trabalhar mais do que os outros.
É evidente que esse tratamento desigual é injusto, pois contribui para que os alunos de humanidades tenham uma preparação pouco adequada. Além disso, contribui para a falta de exigência que, por vezes, se verifica nas disciplinas dos cursos de humanidades. É bom lembrar que estes são frequentados por alunos que, em geral, revelam mais dificuldades de aprendizagem e menos pré-requisitos que os alunos de ciências e que, por isso, precisam de trabalhar mais e não menos.
Em suma, uma forma de aumentar a qualidade dos cursos humanísticos e introduzir maior exigência, seria dar a estes alunos a possibilidade de fazerem o mesmo número de testes intermédios que os alunos dos cursos de ciências (pressupondo, naturalmente, que as escolas aderiam a esse projecto e não se repetia o que sucedeu agora no teste intermédio de Filosofia, em que apenas um terço das escolas decidiu realizá-lo).
6 comentários:
http://www.youtube.com/watch?v=lEHVEp1g5Yw
Não vai de encontro ao que é falado no post. Gostaria apenas que a professora tivesse esse vídeo em conta, pois relembrou-me o "discurso" na aula de sexta feira sobre a situação em que estamos e o desinteresse/ignorância da população em geral.
Diogo:
Obrigada pela sua sugestão. Eu vi o vídeo. Como constatou o filósofo Stuart Mill é um dos nomes citados. Não me parece que este "artista" tenha ideias especialmente interessantes ou claras, mas sem dúvida que dá voz ao descontentamento de muitas pessoas em relação à situação política, económica e social do país. A manifestação de hoje é uma prova disso.
Até segunda.
Discordo completamente. Os alunos de Ciências não trabalham mais que os de humanidades.
É verdade, correcto, que os de Ciências têm mais intermédios, mas e quantas apresentações em Powerpoint, office e etc têm os alunos de humanidades por período? Acho que seria bom que se informasse melhor quanto a esse assunto.
Acrescento ainda que os alunos do 9ºano que decidem seguir o curso de Humanidades, não têm nada a ver com as suas capacidades intelectuais ou não, mas sim com seguir o sonho de carreira que pretendem, concordo que há excepções que simplesmente querem fugir à matemática mas isso não significa que humanidades seja mais fácil por isso, há muito trabalho e História A é a "Matemática" dos humanistas.
Para além do mais, se o Ministério fez o programa dessa maneira é porque entende que é o suficiente para o desenvolvimento da área.
Caro anónimo:
Está enganado e mal informado. Realizar testes intermédios e fazer powerpoints são duas actividades cujo grau de dificuldade não é comparável. Penso que se deve informar melhor sobre os programas e as classificações obtidas em disciplinas com exames nacionais, por exemplo Física e Química e Espanhol. Eu sei do que estou a falar, não me parece que seja o seu caso. Na próxima vez agradeço que se identifique. Obrigada.
Cumprimentos.
é muito injusto, para além de os de Ct terem disciplinas mais trabalhosas (não venham com coisas) tem muitos mais testes intermédios. e também fazem apresentações a português, inglês e filosofia.
Desculpem interromper, mas os alunos de ciências têm mais testes intermedios, sim é verdade , mas por algum motivo o curso de ciencia tem mais saida profissional, para alem dos contras os pros sao muito favoraveis , ou nao ? Acho que nao é correcto, inferiorizarem o curso de humanidade, porque tambem requer muito trabalho, embora de maneira diferente. Já agora, sou aluna do curso de artes, e nao acho de maneira nehuma que ciencias trabalha mais do que eu! é uma parvoice! cada um tem a vocação que tem !
Enviar um comentário