quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Uma defesa contra a falta de sentido para a vida

Em resposta à pergunta colocada pela leitora Fernanda Colaço (aqui) ficam algumas palavras de Primo Levi, escritor italiano.
“Os objectivos de vida são a melhor defesa contra a morte”.
(Cito a partir do Jornal Público, sem data, porque  não sei qual obra original em que a afirmação foi feita.)
Primo Levi quer dizer que a vida tem sentido se a pessoa estabelecer metas, exequíveis e valiosas para si, e procurar atingi-las. Pode não conseguir alcançar algumas (como por exemplo manter uma relação amorosa feliz), mas mesmo assim sentir que a vida vale a pena.
Primo Lévi
Primo Levi (1919-1987)

5 comentários:

Daniel Alabarce disse...

concordo plenamente!

A questão está exatamente no que o homem escolhe fazer com sua vida. A vida ganha sentido quando nós damos sentido a ela!

jrd disse...

Que bom que o vosso comentário no bth, me tenha 'ensinado' este blogue, que está num patamar superior da blogosfera.

Não sei se Primo Levi terá perdido os objectivos de vida, quando um dia escolheu(?) os 'degraus da morte'...

Manolo Heredia disse...

É aqui que tropeçamos noutro grande enigma do Homem: a fonte do desejo. E se eu não desejar nenhum objectivo para a minha vida?
A terapia ocupacional pode ajudar-nos a suportar o vazio da vida, mas há uma grande diferença entre definir objectivos racionalmente e desejar genuinamente atingir esses objectivos.
Promo Levi é um "tangas", salvo melhor opinião.

Sara Raposo disse...

Jrd:
Agradecemos as suas palavras simpáticas.

Na blogosfera, como pode constatar, não é habitual as pessoas reconhecerem o mérito do trabalho dos outros (a menos que sejam amigos ou conhecidos, é claro). Tal como não é habitual as pessoas querem discutir ideias, preferem antes exibir o seu Ego, funcionando no registo do eu elogio-te a ti e tu a mim. Aliás, se pensarmos que este é um blogue com materiais didácticos destinados a alunos do secundário e a professores, como se pode perceber pela desproporção existente entre a quantidade de cópias (a que se pode ter acesso clicando no contador) e o número de comentários efectuados por professores de Filosofia, o interesse pelo debate não é grande.

É ilusória a ideia de que a facilidade com que agora se pode aceder à informação na Net leve à procura de informações rigorosas e relevantes sobre os mais diversos assuntos, incluindo os filosóficos.

Quanto ao facto de Primo Levi ter colocado termo à sua vida poder ser interpretado como incoerente, considerando as palavras citadas, talvez o seja. Contudo, o valor das ideias defendidas nesta frase que citei, julgo que não é posto em causa por essa decisão que o autor delas tomou, num dado momento, no âmbito da sua vida privada.
Cumprimentos.

jrd disse...

Agradeço a sua réplica. Aprendi ainda mais.
Cumprimentos
jrd