Objetivos:
1. Distinguir juízos de facto e juízos de valor.
2. Identificar em exemplos juízos de facto e juízos de valor.
3. Distinguir juízos de valor morais (ou éticos) de outros juízos de valor.
4. Apresentar o problema da natureza dos juízos de valor morais: são subjetivos, culturalmente relativos ou objetivos?
5. Explicar a resposta do subjetivismo moral ao problema da natureza dos juízos de valor morais.
6. Explicar e discutir as objeções ao subjetivismo moral que estudou.
7. Explicar e exemplificar o que é a diversidade cultural.
8. Explicar e exemplificar o que é o etnocentrismo.
9. Explicar a perspetiva do relativismo cultural quanto ao problema da natureza dos juízos de valor morais.
10. Explicar as objeções ao relativismo cultural que estudou.
11. Explicar a perspetiva do objetivismo moral quanto ao problema da natureza dos juízos de valor morais.
12. Explicar as objeções ao objetivismo moral que estudou.
13. Comparar e discutir o subjetivismo moral, o relativismo cultural e o objetivismo moral.
14. Justificar a opinião própria sobre o problema da natureza dos juízos de valor morais.
15. Aplicar os conteúdos de lógica relevantes, nomeadamente as formas argumentativas válidas e as falácias informais.
A. Conhecer exemplos ilustrativos de todos os conceitos referidos.
B. Identificar os conceitos referidos em exemplos dados pelo professor.
Natureza das questões:
Escolha múltipla; identificação e avaliação de exemplos; questões de resposta curta, circunscrita e extensa.
Para estudar:
As partes assinaladas * durante as aulas das seguintes páginas do Manual: 93, 96, 97, 98, da 102 à 107, 109, 114, 115.
* Os alunos só devem as partes assinaladas dessas páginas e não devem ler as páginas não indicadas, pois contêm erros e confusões.
PDF’s dados aos alunos.
No blogue Dúvida Metódica:
Qual é a ironia? (cartoon sobre a diversidade religiosa e o etnocentrismo) *
Os costumes sociais influenciam muito o que pensamos
Uma tradição admissível, segundo os relativistas culturais (testemunho de uma vítima de excisão)
Enterrar viva uma pessoa é errado ou isso é relativo?
Quem deve falar em nome de uma cultura? (Objeção ao RC)
Se há progresso moral, o relativismo é falso (Objeção ao RC)
Tem razão quem se apoiar nas melhores razões (ideias do OM)
Defender a objetividade não significa que se seja dogmático *
Os juízos de valor morais podem ou não ser objetivos? (trabalho de alunos) *
A tolerância não implica o relativismo *
* Opcional
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