Ano letivo: 2018/2019
Duração: 90 minutos.
Estrutura: contém itens de escolha múltipla, correspondências, itens de ordenação, itens de resposta curta, itens de resposta restrita e itens de resposta extensa.
Objetivos:
1. Explicar qual é o objecto de estudo da filosofia da ciência.
2. Nomear diferentes ciências.
3. Explicar a importância atualmente atribuída à ciência.
4. Explicar o problema da demarcação.
5. Formular o problema do método científico.
6. Explicar o que é uma hipótese.
7. Explicar a perspetiva indutivista do método científico.
8. Explicar as objeções ao indutivismo estudadas: a ciência estuda fenómenos inobserváveis; a observação pura não é possível.
9. Explicar a conceção falsificacionista de ciência.
10. Mostrar como é que o falsificacionismo distingue entre ciência e pseudociência.
11. Explicar a posição de Popper relativamente ao problema da indução.
12. Explicar a perspetiva falsificacionista do método científico.
13. Explicar as objeções ao falsificacionismo estudadas: distorce a natureza da atividade científica; torna irracional a nossa confiança nas teorias científicas.
14. Comparar e avaliar o indutivismo e o falsificacionismo.
15. Explicar a perspetiva de Popper acerca da objetividade da ciência.
16. Explicar a perspetiva de Popper acerca do progresso da ciência.
17. Explicar o conceito de paradigma, segundo Kuhn.
18. Explicar os conceitos de ciência normal, anomalia, crise, ciência extraordinária e revolução científica.
19. Explicar a perspetiva de Kuhn sobre a objetividade da ciência.
20. Explicar a perspetiva de Kuhn sobre o progresso da ciência.
21. Explicar as objeções a Kuhn estudadas: é implausível que os paradigmas sejam incomensuráveis; exagero quanto à influência dos factores pessoais.
22. Comparar e avaliar as perspetivas de Popper e Kuhn acerca da objetividade e progresso da ciência.
23. Explicar o problema da definição de arte.
24. Diferenciar condições necessárias e condições suficientes.
25. Mostrar em que consiste uma boa definição explícita.
26. Explicar a teoria de que a arte é imitação.
27. Explicar as objeções à teoria da imitação estudadas: há muitos contraexemplos; não se aplica apenas a obras de arte.
28. Explicar a teoria de que a arte é representação e mostrar em que medida é uma reformulação da teoria da imitação.
29. Explicar as objeções à teoria da representação estudadas: há muitos contraexemplos; não se aplica apenas a obras de arte.
A. Conhecer exemplos ilustrativos de todos os conceitos referidos.
B. Identificar os conceitos referidos em exemplos dados pelo professor.
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