quarta-feira, 9 de março de 2016

Matriz do teste do 11º (Esla): Descartes e Hume

David Hume

Duração: 90 minutos.

Objetivos:

1. Discutir se Descartes refutou ou não o ceticismo.

2. Explicar e discutir a crítica de Hume a Descartes e à dúvida metódica.

3. Explicar a rejeição empirista das ideias inatas.

4. Mostrar como Hume classifica e relaciona os conteúdos mentais.

5. Explicar em que consiste o princípio da cópia.

6. Distinguir as questões de facto e as relações de ideias.

7. Discutir a opinião de Hume de que nenhum conhecimento a priori é substancial.

8. Comparar a perspetiva racionalista e a perspetiva empirista quanto às fontes do conhecimento.

9. Explicar o modo como Hume entende a causalidade.

10. Explicar a objeção a Hume e à sua conceção da causalidade segundo a qual a existência de conexões causais é a explicação mais plausível das conjunções constantes.

11. Explicar a análise feita por Hume ao problema da indução.

12. Mostrar porque é que David Hume é um cético moderado.

Natureza das questões:

Escolha múltipla, questões de resposta curta e questões de resposta extensa.

Para estudar:

No manual: da página 171 à página 191. Quanto à páginas sobre Descartes, o aluno deve escolher quais vai ler ou reler, tento em conta os objetivos.

No blogue Dúvida Metódica:

Descartes:

Os links sobre Descartes, se o aluno entender consultá-los novamente, podem ser encontrados AQUI.

Hume:

A crítica de David Hume a Descartes

Impressões e ideias

Uma folha de papel em branco

Cegos que começam a ver: impressões e ideias

Como se originou, segundo Hume, a ideia de Deus?

O problema da causalidade

Exemplos de inferências causais
Sol vai nascer amanhã? Não podemos saber!
Hume e a relação causa-efeito

A crença na causalidade é instintiva

Hume e o problema da indução: vídeos da Kahn Academy
Objeção à teoria da causalidade de David Hume

Three Minute Philosophy - David Hume e Descartes

Aconselhado:

A minha vida
Milagre??
Como transformar a ignorância numa virtude?

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