sexta-feira, 29 de junho de 2012

Nietzsche e o cavalo de Turim

Antes de assistirem a este filme no cinema, vejam o documentário sobre Nietzsche no post anterior. O filme só pode ser visto em Lisboa e no Porto, pois o resto é paisagem. Este facto, se pensarmos bem, diz muito sobre o nosso país. 

"Turim, 3 de Janeiro de 1889. O filósofo Friedrich Nietzsche sai de casa. Ali perto um camponês luta com a teimosia do seu cavalo, que se recusa a obedecer. O homem perde a paciência e começa a chicotear o animal. Nietzsche aproxima-se e tenta impedir a brutalidade dos golpes com o seu próprio corpo. Naquele momento perde os sentidos e é levado para casa onde permanece em silêncio por dois dias. A partir daquele trágico evento Nietzsche nunca mais recuperará a razão, ficando aos cuidados da sua mãe e irmãs até ao dia da sua morte, a 25 de Agosto de 1900. Partindo deste evento, o filme tenta recriar o percurso do camponês, da sua filha, do velho cavalo doente e a sua existência miserável.

O filme, realizado pelo húngaro Béla Tarr ("Sátántangó", "Perdição", "O Homem de Londres"), foi o vencedor do Urso de Prata - Grande Prémio do Júri no Festival de Berlim em 2011 e é, segundo as palavras do realizador, o filme que encerra a sua carreira."

Informação retirada do jornal Público, ver AQUI.

1 comentário:

anabela moutinho disse...

dia 26 de julho, 22h, no cineclube de faro

claustros do museu, ao ar livre

:)