terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Uma mensagem para as gerações futuras

Num programa de televisão foi perguntado a Bertrand Russell, um grande filósofo e matemático inglês, que mensagem deixaria para as gerações vindouras. A resposta dele foi que diria duas coisas: uma intelectual e outra moral.

Se querem saber quais são vejam o vídeo. É um espantoso testemunho, pela inteligência e pela simplicidade.

Palavras imperdíveis e, verdadeiramente, inspiradoras.

3 comentários:

Aires Almeida disse...

Olá, Sara.
Vale sempre, mas mesmo sempre, a pena ouvir Bertrand Russell. E no YouTube há muitas pérolas destas com ele (destaco uma uma entrevista em que fala sobre a existência de Deus). Vale a pena ouvir o que o maior filósofo dos últimos cem anos tem para nos dizer. Esta é a minha opinião e é partilhada por muitos: o maior filósofo do século XX.

Sara Raposo disse...

Olá Aires,
Há posts que coloco a pensar nos leitores, não foi o caso deste. Fi-lo a pensar em mim, para me relembrar o que é mais importante. Reconheço que no meio de tantos disparates que tenho de ouvir na escola e não só (sobre o ensino, a educação e a filosofia) às vezes preciso, para sobreviver, de me refugiar em palavras sábias como as do Bertrand Russell. Gostava de ter tempo para conhecer melhor alguns dos seus livros. Infelizmente, na universidade não foi um dos filósofos que estudei. É uma falha que tenho esperança de vir a colmatar.
Cumprimentos.

Aires Almeida disse...

Não me admira que não tenhas estudado Russell na universidade. Com raras e honrosas excepções, eu quase não estudei filosofia na universidade. Aquilo mais pareciam aulas de pose intelectual e de teatro académico. Espero que as coisas tenham mudado.