quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Debater ideias online (2)

Tal como foi referido no post anterior anterior, a segunda questão que sugerimos para debate é a seguinte:

Há situações em que a mentira é moralmente justificável ou não se deve mentir em nenhuma circunstância? Porquê?

37 comentários:

Carlos Pires disse...

Caros alunos das turmas A, C e D do 10º ano.

Disse que uma das questões seria acerca da eutanásia, mas depois de pensarmos melhor e conferenciarmos eu e a professora Sara resolvemos mudar de tema. A segunda questão é, portanto, esta.

Peço desculpa pela informação precipitada e incorreta.

Boas reflexões e boas discussões. :)

Anónimo disse...

A meu ver, não é moralmente correto mentir, mas há exceções. Quem mente sem necessidade, com o tempo começa a fazê-lo por hábito já e depois pode haver o dia em que pára para reflectir sobre o que tem sido a vida até ao momento e chega à conclusão que tudo o que tem dito, feito, passado e talvez vivido não passa de uma mentira pois, mentir tornou-se um hábito. Imaginemos que estamos a passear e, por acaso, vemos um amigo nosso a correr numa direção. Embora o questionemos para onde vai, com pânico aparente ele acaba por não explicar nada, diz não ter tempo. Passado poucos segundos vemos um homem com mau aspecto e armado e pergunta-nos para onde foi o nosso amigo. É verdade que mentir não é correto mas, nesta situação, tenho a certeza que nenhum hesitaria em fazê-lo, mesmo quem defenda por tudo que mentir é errado, pois para além de ser um amigo nosso que está a correr risco de vida, ao dizermos a direção que este tomou é certo que o homem vai atrás dele e vai tirar-lhe a vida e, aqui coloca-se outro probelma: É moralmente correto tirar a vida a alguém? Não. E, embora não o façamos diretamente, ao estarmos a ajudar o sujeito estamos a fazer com que o nosso amigo perca a vida. Mentir não é correto, mas, como tudo há casos e casos e as decisões que tomamos em relação a mentir em casos como este, o que temos em conta é os valores que temos definidos como prioritários. Se para nós for prioritário dizer sempre -sem exeções- a verdade, acabamos por fazer com que o nosso amigo perca a vida. No entanto, se for prioritário salvar a vida de um ser humando, ainda por cima o nosso amigo, então aí não hesitaremos em mentir.

Miguel Dionísio, 11ºD

Alexandre Mendes disse...

Na minha opinião mentir não é moralmente correcto, mas isso não significa que não o possamos fazer quando enfrentamos situações,em que mentir é a nossa única opção para que ninguém do nosso interesse saia prejudicado.Para responder a esta questão temos de analisar as hipóteses dos extremos e depois criar uma hipótese viável para todos os casos. Se pensarmos que mentir é correcto, acabamos por tornar esta crença um hábito que acaba por prejudicar as nossas relações na sociedade, pois as pessoas vão-se começar a aperceber que estão sempre a ser enganadas e acabam por perder a confiança em nós, excluindo-nos da sociedade indirectamente. Se considerarmos a crença que diz que nunca se deve mentir, verdadeira, iremos acabar por ser confrontados por uma situação em que se dissermos a verdade, ficamos prejudicados, ou outros do nosso interesse ficarão. Um bom exemplo deste caso é o seguinte: Se nos aparecesse à porta a nossa mãe e nos dissesse onde se ia esconder de um assassino e esse mesmo assassino aparece-se mais tarde, com uma faca na mão, extremamente exaltado e agressivo e nos perguntasse onde é que a nossa mãe estava,diriamos o local exacto onde ela se encontrava só porque dizemos sempre a verdade? Obviamente que não, mentiríamos e arranjávamos forma de apanhar este assassino salvando quem nós gostamos. Ao pensarmos em dizer só a verdade ou só a mentira, acabamos por ter um pensamento acrítico em relação há solução do problema,porque nunca questionamos se haveria uma solução mais correcta e se a que nós optámos seria a mais correcta. Por isso é que tem de haver um meio termo, não podemos estar sempre a mentir, nem estar sempre a dizer a verdade, temos de optar, de forma consciente e racional, dependendo da situação a que somos sujeitos e de forma a beneficiar a maior quantidade de pessoas possivel.

Anónimo disse...

Mentir, nao é correcto, de forma nenhuma. Do ponto de vista dos cristaos, isso está completamente errado, pois, deve-se dizer sempre a verdade, ou simplesmente nao se deve responder a coisas que nao queremos que os outros saibam, simplesmente devemos ocultar certas respostas e promenores. Apesar desta ser a minha opiniao, sei que a maioria de todos nós, tal como eu, temos o habito de mentir, até na minima coisa. Por vezes, até mentimos por boas causas, ou secalhar , só na nossa cabeça é por uma boa causa mas na verdade nao é. Ou seja, devemos ter mais consciencia no que dizemos, e nao ter tanta tendencia para mentir, e tentar sermos o mais verdadeiros possiveis, ou como ja referi simplesmente ocultar certos assuntos, assim nao temos nada de justificar coisas que nao queremos.

Carolina José , 10º C

João Rosa disse...

A meu ver, não devemos mentir no nosso dia a dia, pois caso todos mentisse-mos não se poderia criar uma base de confiança entre as pessoas. Sem esta base não nos é possível viver em sociedade, visto que nestas condições ninguém confiaria em ninguém, o que prejudicaria em muito a relação entre as pessoas na sociedade. Porém não partilho de mesma opinião da teoria de Kant, pois considero que existem excepções. Apesar de considerar importante dizer sempre a verdade, admito que existam situações onde a melhor opção é mesmo mentir, como por exemplo para salvar um amigo, um familiar ou até mesmo para evitar conflitos que possam ter consequências graves.
Pelas razões referidas anteriormente tenho que considerar que a mentira é em certas situações moralmente justificável.

João Rosa nº 13 11ºC

Diogo Gil 10ºB disse...

Eu acho que há situações em que a mentira é moralmente justificável em algumas situações, em caso de um assassino nos perguntar onde uma pessoa que conhecemos ou é da nossa família, ou mesmo outra se escondeu, devemos mentir, para que essa pessoa não seja assassinada. Mas na maior parte das situações a mentira não é moralmente correta, porque devemos dizer a verdade, se não houver uma boa razão para mentir, devemos dizer a verdade.

Miguel Cunha disse...

Sinceramente , o meu pensamento em relação sobre este tema "A Mentira" é bastante simples , tal ditado bastante conhecido , " a mentira tem perna curta " é basicamente o que eu penso , a mentira não deve ser praticada em nenhuma ocasião , nem mesmo em casos de ultima alternativa, a verdade faz um Homem( Humanidade ) , quem mente vai contra os Direitos Humanos , cada pessoa deve pensar duas vezes antes de cada decisão , antes de cada passo dado , pensar sempre nas consequências positivas e negativas mas sempre sendo verdadeiro, por isso concluindo, a mentira a meu ver nunca deve ser posta em cima da mesa , nem para obter o que realmente queremos , se queremos tanto algo devemos ser verdadeiros e sinceros, e se não tivermos há primeira , nem há segunda, é sistematicamente lutar pelo o que quer , sem mentiras !

Anónimo disse...

Eu concordo tanto com o Miguel, tanto com o Diogo.
Não se deve mentir, excepto em certas ocasiões, nas quais se deve dizer a verdade.

Guilherme Martins 10ºB

Anónimo disse...

Na minha opinião eu não acho moralmente correcto mentir, às vezes existe uma necessidade de mentir como o Alexandre referiu.
Ps:Eu não vou dizer mais nada porque a minha opinião é muito parecida com a opinião do Alexandre.
Raquel Duarte

Emanuel Noivo disse...

Na minha opinião acho que é moralmente correcto mentir em alguns casos porque, no fim o que interessa é que as nossas ações apontem no sentido do bem.
Nunca podemos dizer que é moralmente errado mentir ou que é moralmente correcto mentir, porque há situações em que mentir pode ser o mais correcto a fazer e outras em que não. Para mostrar o meu ponto de vista vou apresentar dois exemplos de casos extremos: Se conhecemos o paradeiro de um assassino mas pagaram-nos para mentir e dizermos que não sabemos de nada, então neste caso caso mentir é moralmente incorrecto, pois estamos a pensar em proveito próprio e não no bem da sociedade.
No entanto se tal como o Alexandre Mendes disse, a nossa mãe estiver em perigo, disser que há um assassino atrás dela e depois dela se esconder ele aparecesse e perguntasse onde estava ela, mentir é moralmente correcto, pois estamos a salvar a vida de uma pessoa que ainda por cima é a nossa mãe.
Não devemos estar sempre a mentir, pois assim as pessoas iriam começar a perder a confiança em nós e não teriamos ninguém no mundo.
Devemos sempre parar para pensar no que é mais correcto, pois não devemos ter uma atitude acrítica e dizer sempre a verdade porque nos dizem que é o mais correcto. Apenas percebendo o problema e considerando todas as hipóteses é que podemos decidir o que é mais correcto.

Emanuel Noivo nº10 10ºB

Anónimo disse...

Eu acho que mentir é moralmente incorrecto, mas como em todos os casos há excepções, haverá sempre alturas que mentir é o melhor para todos, um exemplo é o que o Diogo Gil do 10ºB diz.
E é esta a minha opinião.

Catarina Alves Duarte
nº6/10ºB

André Ameixeira disse...

Na minha opinião, a mentira é moralmente justificável ou injustificável, dependendo das circunstâncias em que é aplicada. Não podemos dizer à partida, que mentir é sempre moralmente incorrecto, porque se for a sim não podemos nunca mentir, mesmo que isso nos prejudique ou prejudique outros que nos são próximos. Também não podemos dizer à partida que mentir é moralmente justificável, porque neste caso a nossa credibilidade estaria posta em causa. Antes de analisar especificamente esta questão filosófica de se mentir é moralmente correcto, devíamos primeiro verificar o que se entende por uma acção moramente correcta (Ética). Podemos analisar a teoria deontológica de Immanuel Kant, que diz (resumidamente), que se trabalhássemos num hospital e um paciente gravemente doente lhe pergunta-se o seu estado de saúde, o que lhe diria. Se defendesse que mentir é moralmente justificável, dizíamos que “estava tudo bem”, mas pode ter consequências, tal como o paciente falecer, por pensar que estava bom e não ir aos tratamentos. Por outro lado se defendermos, a opinião de que mentir é moralmente incorrecto, diríamos que o paciente estava mal, mas o paciente poderia, por exemplo, desmotivar-se e não lutar pela vida.

Ana Patrícia disse...

Na minha opinião, mentir não é moralmente correto, apesar de haver situações excecionais nas quais ficamos a pensar se deveremos mentir ou não...
Mas há situações nas quais somos obrigados a mentir para proteger alguém ou algo ou mesmo a nossa própria vida, nesse caso a mentira, a meu ver, é moralmente justificável, pois não vou dar a minha vida (ou a de alguém e, depende desse alguém), apenas por não achar que mentir é moralmente incorreto, seria um ato cruel, apesar de na igreja católica se defender que mentir é totalmente incorreto e que não se deve mentir em circunstância alguma, mesmo que isso implique salvar a nossa ou a vida de alguém.Por isso acho que só devemos mentir em situações extremas, e não, chegar ao ponto de morrer só por achar que mentir é moralmente incorreto.
No entanto, quando falamos com uma pessoa, mesmo um amigo, não sabemos se este está a mentir ou não, certo? Pode estar a dizer-nos a maior mentira do mundo e não sabemos se é verdade ou não, certo? É através da confiança que arranjamos os nossos verdadeiros amigos e dentro dessa amizade não deve haver mentiras de forma alguma. Nestas situações é que acho que a mentira é moralmente incorreta.

Ana Patrícia Oliveira 10ºB nº2

Diogo Martins 10ºB disse...

Eu penso que a mentira em algumas situações é moralmente justificável, olha vejam este caso:
Um assaltante, obriga nos a dar uma dada informação, sobre um amigo, e se daremos essa mesma informação, o tal amigo, vai estar em perigo de morte.Nessa situação eu penso que é moralmente justificável mentir, mas eu casos super fulos ou em beneficio próprio, a mentira é punível (moralmente).

Mário Reis disse...

Eu acho que é moralmente correto mentir em certas ocasiões, por exemplo, para salvar uma vida, ou respeitar a privacidade das pessoas.
Mário Reis Nº15, 10ºB

Anónimo disse...

Na minha opinião mentir é moralmente correcto é claro, mas como muitos disseram, só em casos excepcionais como por exemplo, para salvar vidas ou para respeitar a privacidade de outras pessoas, como o Mário Reis disse.
Mas no dia-a-dia dizemos mentiras, como por exemplo, recebemos um teste, o qual tivemos má nota, e quando chegamos a casa os pais perguntam pelo resultado do teste.
Neste exemplo, se dissermos a verdade, se calhar sofremos as consequencias, e podemos ficar de castigo como por exemplo, ficar sem computador. Ninguém gosta ficar sem computador nao é verdade? =D
Por isso, se mentirmos acerca da nota, provavelmente nao sofremos consequências, nem castigo algum, e os pais ficam contentes!=D
E claro que,infelizmente acabam por alguma maneira descubrir que mentimos, por isso não ficamos impunes. Por isso sofreremos as consequençias de uma maneira ou de outra...Ou se calhar até pior, porque para mentirmos, temos que fazer dois trabalhos. O primeiro
é mentir e o outro é percistir com a mentira.E para aguentar a mentira, temos que "Mentir" mais, por isso é uma bola de neve que vai acumulando até bater numa arvore!
Ao final ficamos a perder mais se mentirmos do que dizer a verdade.
Conclusão, mentir não compensa no dia-a-dia, e se começarmos a adiar, a unica coisa que que faz, é piorar!=)

Leonardo Louro nº18 10ºA

Anne Griff disse...

Na minha opinião, mentir, não é moralmente correto. Temos de agir conforme os nossos erros e admitir a verdade, é claro que em casos "especiais" podemos omitir algo que não queremos dizer, sempre é melhor do que mentir. Mas também há uma pequena excessão, que baseia-se na privacidade de cada um, se sabemos um "segredo" que essa pessoa nos confia, é claro que se alguém algum dia quiser saber, nunca irei contar(isto é basicamente um exemplo)

Este tema é realmente muito interessante, porque vejo muitas opiniões de cada um, e algumas são muito interessantes.

Pedro Macide disse...

Maior parte das pessoas diz que mentir é moralmente errado, que nunca se deve mentir, etc etc .. mas no fundo todas essas pessoas mentem, aliás, quem nunca mentiu? Há mentiras e mentiras, se é correto mentir? Direi que não deve ser, mas por exemplo, sou adolescente, às vezes para a minha mãe me deixar sair, prego uma pequena mentira, quem nunca o fez?
Estive a ler alguns dos comentários postados por outros alunos e o que vi foram, mentiras sobre o que é mentir, realmente foi isso que vi, não conheço ninguem que nunca tenha mentido, e essas pessoas são adolescentes, e eu sou adolescente. Até dia 1 de Abril. Pedro Macide, 11º?? não me lembro ;( lá estou eu a mentir outra vez..

Maria Bumbuk disse...

“Não há mentira, apesar do que se diz, sem intenção, desejo ou vontade de enganar” – Santo Agostinho

Mentir é moralmente (in)correto? Sinceramente não sei, tenho como hábito aceitar a expressão “ a verdade é de cada um”, embora, isso não queira dizer que aceito e acredito em toda a informação que me é dada.

Eu penso que todos nós temos a capacidade de destacar a mentira da omissão e da privacidade.

O facto de se mentir pode ter razões de facto justificáveis ou menos justificáveis.
Por exemplo: muitas vezes as pessoas, especialmente adolescentes, mentem devido a insegurança e baixo auto-estima que têm para consigo, tentando transmitir uma outra imagem de si, acreditando ser essa a melhor. Este é um dos casos que ao meu ver, a mentira é moralmente incorreta. Pois, cada um de nós tem uma forma específica de pensar, de agir, de falar, de andar, de se vestir, que por vezes pode assemelhar-se mais aos comportamentos do grupo social que estamos inseridos, ou então, pode assemelhar-se muito pouco. No entanto isso não faz de nós menos pessoas ou menos especiais. Sempre ouvi dizer que cada um é belo a sua maneira.

Outro exemplo são os indivíduos que sofrem de demência, esquizofrenia, delírio crónico, depressão grave, sintomas psicóticos, entre outros. Estes conceitos que acabei de mencionar são alguns tipos de doença, onde o indivíduo que é influenciado por uma delas, cria o seu próprio mundo, muitas vezes completamente diferente do nosso mundo, acreditando vivamente que tudo é real. Este exemplo já é moralmente justificável, visto que as tais pessoas não têm consciência daquilo que fazem ou falam.

Os outros dois conceitos (privacidade e omissão) nada têm a ver com a mentira. Muitas vezes as pessoas afirmam que se , por exemplo, alguém nos fizer uma pergunta de caráter pessoal e nós não quisermos dizer a verdade por vários motivos (como a privacidade, a própria segurança) estamos a mentir.

Eu considero que isso não é mentir, é simplesmente passar uma informação falsa (no caso que haja uma resposta a respetiva pergunta) ou então omitir, visto que todos nós temos direito à nossa privacidade e não queremos que os assuntos que nos dizem respeito, sejam espalhados ou tema de conversa da sociedade/grupo social em que pertencemos.

Maria Bumbuk

Anónimo disse...

Eu acho que mentir é moralmente incorreto mas também há certos casos..nomeadamente um militar que seja feito refem por tropas inimigas em que estas o tratam mal e forçam-no para obter informações aí acho que é moralmente correto mentir pois está a salvar a vida dos seus companheiros...mas também há casos em que mentir é moralmente incorreto pois se por exemplo roubam uma carteira na sala de aula em que o acusado não se acusa e a turma toda leva falta disciplinar isso é mentir em beneficio proprio do "ladrao" logo neste caso é moralmente incorreto mentir. E por isso acho que não pudemos concluir se é ou nao moralmente correto ou incorreto mentir porque num caso é moralmente correto e noutro incorreto..por isso é que isto é um excelente problema filosofico...

Ricardo Garcia
Nº23 10ºA

Anónimo disse...

Eu não sou a favor da mentira mas que há circunstâncias que a mentira é a melhor escolha, HÁ!
Considero que mentir é errado e não é correcto fazê-lo no dia a dia, pois, também não gostamos quando outras pessoas são mentirosas para connosco, mas há situações especiais que mentir é a forma mais correta.
Imaginemos que um familiar que te é bastante significativo na tua vida andava a ser perseguido por um mafioso porque este tinha sido denunciado por o nosso familiar. Sendo o mafioso um homem com actos dramáticos, podendo até retirar a vida ao seu familiar. Imagine agora que o seu familiar estava escondido em sua casa e um dia o mafioso vem bater-lhe a porta e perguntar-lhe onde estava o seu familiar. O que fazias? Dizias a verdade e arriscavas-te a perder esse querido familiar para sempre?
Penso que qualquer pessoa perante esta situação omitiria a verdade, e não arriscaria a perder o seu familiar.
Por isso, para concluir a minha opinião, digo que não se deve mentir mas perante uma situação semelhante ao exemplo anterior, mentir é a forma mais correta. Temos de ser conscientes e ter noção de quando mentir e não o devemos fazer.
Adeus, beijocas :)

Soraia Mateus 10ºB Nº20

Fil disse...

A mentira pode sim ser moralmente justificável. A acção ser moralmente correcta não depende do facto de se estar a mentir ou a dizer a verdade, mas sim da intenção com que o fazemos. Logo, não interessa se estamos a mentir ou a dizer a verdade que a acção é moralmente correcta se a nossa intenção também o for.

Anónimo disse...

Na minha opinião, mentir é moralmente correto em certas ocasiões, mas devemos sempre tentar ser o mais possível verdadeiros, para conseguirmos assim ganhar a confiança dos outros.
Mas como em tudo na nossa vida, existem expepções, pois há momentos em que achamos que mentir é a opção mais correta, mesmo que aos olhos dos outros não o seja.
Às vezes mentimos para defender os outros, ou até mesmo a nós próprios, pensando assim que é uma “mentira justificável”.
Cláudia Ferreira nº10 10ºC

Anónimo disse...

Na minha opinião Mentir e talvez em certas ocasiões moralmente correcto, porque na questão do assassino mentir para salvar um amigo ou familiar qualquer pessoa o faria, porque é um instinto humano. Mas mentir na forma negativa onde implica actos moralmente incorrectos isso não é moralmente correcto. Mas para todas as regras existem excepções e acho que algumas excepções são admissíveis.
Helena Da Costa 10ªB Nº13

Anónimo disse...

Na minha opinião Mentir e talvez em certas ocasiões moralmente correcto, porque na questão do assassino mentir para salvar um amigo ou familiar qualquer pessoa o faria, porque é um instinto humano. Mas mentir na forma negativa onde implica actos moralmente incorrectos isso não é moralmente correcto. Mas para todas as regras existem excepções e acho que algumas excepções são admissíveis.
Helena Da Costa 10ªB Nº13

Bruno Ponte disse...

Na minha opinião nao é moralmente correcto mentir visto que estaremos a ocultar factos verdadeiros e reais e podemos estar a causar problemas se outras pessoas estiverem envolvidas na dita mentira. Concordo com o Alexandre e com o 2º utilizador anonino que ambos teem um ponto de vista bastante interessante e defendido por mim

Sara Penaguião 10ºD disse...

Mentir na minha opinião é moralmente errado, mas isso não significa que em todas as ocasiões tenhamos de dizer a verdade, por exemplo numa situação como mentir ao nossos pais onde é errado não se justifica, mas se em caso algum for necessário mentir ou ocultar para salvar alguém, numa situação de vida ou morto, entendendo-te literalmente ou não, mentir torna-se a melhor solução, mas nunca correcta, ou seja nem sempre devemos fazer o que é mais correcto, pois pode sair muito caro dizer a verdade, temos sim de saber quando é viável a mentira ser aplicada.

Anónimo disse...

Mentir em qualquer parte do mundo e cultura, é imoral pois não estamos a ser sinceros nem conosco próprios nem com os outros, mas como aqui já foi muito comentado quem nunca mentiu? Errar faz parte da imperfeição humana...todos somos falíveis, seja porque razão for, mais ou menos justificada.
Devemos ter princípios, balizas que regem a nossa vida mas não devemos ser puritanos ao ponto de nos achar perfeitos... todos alguma vez (ou muitas) na vida mentimos ou errámos mas para isso é que existe "o dia de amanhã" que nos dá uma nova perspectiva de imoralidade e de vida.
Raquel Lobo 10ºA nº22

Anónimo disse...

Na minha opinião mentir não é moralmente aceitável contudo há certas ocasiões em que mentir é justificável.
Mentir é algo que não devemos fazer contudo quem é que nunca mentiu? Quem é que nunca deu desculpas ou inventou algo para poder fazer o que quer ou esconder coisas que não gosta que os outros saibam?
Todos nós já mentimos. Pessoalmente odeio mentiras mas vivo num mundo em que poucos se importam com a verdade, poucos sabem distinguir a verdade da mentira e isso sim é totalmente incorrecto. Não digo que mentir ocasionalmente para o “bem” de alguém ou algo parecido seja totalmente errado, mas muitos dos adolescentes da minha idade estão constantemente a não dizer a verdade. Agora a questão que coloco é: No meio de tanta mentira, estão a enganar quem? Os outros ou a eles mesmos?
Pois bem, ao mentirmos, não estamos só a enganar os outros, estamos a enganar-nos a nós mesmos também. Quantas vezes já deram por vocês a serem alvos de mentiras que amigos ou conhecidos vossos dizem? Eu já fui várias e todas elas de pessoas sem moral nenhuma, pessoas que se sentem frustradas e que mentem porque são más e sentem-se superiores por isso, o que é 100% incorrecto.
Por outro lado concordo plenamente com um dos problemas que estudei no ano passado em filosofia em que nos questionávamos se era moralmente aceite mentir para salvar a vida de alguém, por exemplo, durante a segunda Guerra Mundial os pescadores holandeses mentiam aos nazis para proteger os judeus, que levavam escondidos nos seus barcos, possibilitando que estes tivessem acesso a um outro país e assim pudessem salvar as suas vidas. Kant diria que não com base na sua crença que se deve dizer a verdade em qualquer circunstância.
Neste caso dizer a verdade seria moralmente errado, pois a vida de alguém tem muito mais valor que o pecado de mentir.
Para finalizar a única coisa que posso afirmar é que devemos ser verdadeiros para connosco e para os outros que nos rodeiam, para que, todos, possamos agir em harmonia e cooperação entre nós, para que possamos confiar um nos outros, contudo nunca hesitem em mentir para que possam salvar a “pele” de alguém, alguém que seja vitima de maus tratos, tanto psicológicos como físicos, alguém que precise de um ombro amigo ou até alguém que vejam em apuros na rua, mesmo que seja um alguém que nunca tenham visto na vida.

Andreia Palma 11º F nº 3

Rafael Fonseca disse...

Mentir por capricho, arbitrariamente, é moralmente errado, na minha opinião. Apesar de muitas vezes podermos ganhar alguma coisa com isso, mas é um dever, um imperativo moral e pessoal não se mentir desta maneira, pois estamos a desrespeitar-nos a nós próprios de cada vez que o fazemos. Se tivermos algum sentido moral, após uma mentira assim, iremos nos arrepender, sabendo que está errado. No entanto, acho que a mentira e a omissão são moralmente correctas em certos casos, como para proteger a nossa privacidade de indivíduos que não queiramos incluir na nossa vida, ou em casos de vida ou de morte já mencionados aqui que não vale a pena repetir. Porquê? Basta pensar e avaliar os dois resultados na situação, como se fosse uma balança. Se dizemos a verdade, a nossa privacidade fica comprometida, ou, num caso de vida ou de morte, alguém pode perder a vida. Se mentimos, estas situações evitam-se.
O que é, então, mais grave? Quebrar o direito moral de não mentir, por uma vez, ou deixar que alguém morra, sendo isto da nossa culpa, indirectamente?

Sílvia Barros disse...

Na minha opinião, mentir é Morarlmente errado, mas existem situações em que é justificavel mentir, por exemplo para não magoar os sentimentos de outras pessoas ou para evitar que males maiores acontecam se disséssemos a verdade.
Por exemplo a História do filosofo alemão( kant) que defendia que nunca devemos mentir, vivia no Tempo do nazismo, onde todos os que fossem judeus independendente Crianças ou velhos eram Mortos, então muito judeus tentavam fugir atravez da via maritimas, nos barcos dos pescadores que lhes escondião nos seus porões, e kant como costumava pescar e tinha um barco escondeu uma familia de judeus no seu barco ( porão), passando um barco nazi, perguntou se havia algum judeu a Bordo daquele barco,e kant, defendendo a politica de Nunca Mentir, respondeu que sim, fanzendo com que uma familia inteira fosse morta a sangue Frio.
Esta História faz-nos penssar realmente...mentir é errado mas a morte de uma familia Inteira é muito pior, ele não mentiu o que correcto mas os resultados foram avastadores,e se mentisse o que é errado as consequencias seriam muito mais positivas e evitava a morte de uma Familia Inteira.
Como diz aquele ditado " O fim justifica os meios" .

Silvia Barros nº26 10ºD

Anónimo disse...

Na minha opinião mentir é moralmente errado, mas isso não quer dizer que tenhamos que dizer sempre a verdade, existem momentos que temos que mentir para a felicidade de alguém ou até para a nossa felicidade, para preservar algo que podia ter consequências prejudiciais, mas devemos tentar sempre dizer a verdade!

Miguel Carvalho nº21 10ºC

Toonman disse...

a mulher experimenta um vestido novo e pergunta ao marido:
"amor, este vestido faz-me o rabo grande?"
a mentira só é moralmente má consoante a probabilidade de sermos apanhados.

Anónimo disse...

Eu acho que a mentira não é moralmente correta, mas sim por vezes é moralmente justificável, ou seja, há situações em que mentir torna-se um mal menor. Por exemplo: Se soubermos que um criminoso anda á procura de um amigo nosso e esse perguntar-nos se o vimos ou se sabemos onde é que ele se encontra, normalmente a nossa primeira reacção é mentir, pois não queremos que nada de mal aconteça ao nosso amigo, neste caso sim, mentir é um mal menor, é aceitável. No entanto, se mentir não tiver um fim justificável não devemos mentir pois pode-se tornar um hábito e todas (ou quase todas)as mentiras são descobertas, logo ficamos conhecidos como alguém mentiroso e então as pessoas deixam de confiar em nós e deixam de acreditar no que lhes dizemos, isto gera um ambiente de desconfiança com quem nos rodeia. Portanto, não devemos mentir em circustância alguma em que não seja necessário, em que tal seja interpretado como um mal menor.

Catarina Sofia 10ºC

Anónimo disse...

Na minha opinião , acho que mentir não é moralmente correcto, mas há excepções, por exemplo quando queremos poupar sofrimento a alguém. Ainda assim, mentir é como que estar a enganar a pessoa a quem dizemos essa mentira. Há pessoas que são capazes de mentir sem qualquer tipo de dificuldade, sem se sentirem culpados. Outras há que evitam ao máximo fazê-lo e que quando o fazem são logo apanhadas por não terem esse hábito.
Na minha opinião, deve evitar-se ao máximo mentir mas, quando tiver mesmo que ser que seja por um motivo de força maior.

Jéssica Andreia
nº 17 10ºC

Anónimo disse...

eu penso que nunca se deve mentir em nenhuma circunstância seja ela qual for, porque mentir não nos leva a lado nenhum, estamos só a esconder a verdade porque se mentir-mos sobre uma coisa tiremos que continuar a mentir para incobrir essa mentira e iremos ter continuar a dizer mentiras atrás de mentiras, que depois se acumula numa grande mentira que ja nao iremos conseguir mentir mais. Por isso é que penso que é sempre melhor dizer a verdade em todas as circunstancias do que estar sempre a mentir.

Carlos Nascimento 10ªC Nº8

Anónimo disse...

Penso que é preciso ter em conta que a moralidade ou não de uma conduta não se deve somente ao acto de praticá-la mas sim à intenção, motivação e finalidade.
Habitualmente a mentira é moralmente uma coisa má pois reveste-se de intenções egoístas, as finalidades procuram mais o meu bem do que o do outro, etc...
Muitos são os exemplos de quando a mentira é lícita. Se numa Unidade Oncológica o meu familiar perceber que há uma agitação dos enfermeiros e me perguntar se o "senhor do quarto ao lado" morreu, é de todo positivo mentir. Aliás, as comissões de ética hospitalar a isso aconselham. E muitos outros exemplos.
Não devemos esquecer que devemos ponderar sempre a mentira com esta linha de conduta: procuro a minha realização ou a felicidade do outro? e dos outros?...
Nelson Rodrigues, Antigo aluno da PR