terça-feira, 12 de março de 2013

360º - Ciência Descoberta, na Gulbenkian

Esta exposição encontra-se na Fundação Calouste Gulbenkian, no edifício sede.

As informações que se seguem foram retiradas do site da Fundação Calouste Gulbenkian e dão-nos informações mais detalhadas.

"360º - Ciência Descoberta é uma exposição sobre a ciência ibérica na época dos descobrimentos. Apresenta os desenvolvimentos científicos e técnicos associados às grandes viagens oceânicas de Portugueses e Espanhóis nos séculos XV e XVI, e o impacto que causaram na ciência europeia. A exposição procura mostrar os diversos factores que modelaram as ideias e as práticas dos ibéricos nesse período – o fascínio com as novidades do mundo natural americano e asiático, a crítica do saber antigo, o estabelecimento de novas práticas empíricas, a disseminação de conceitos científicos pelos estratos menos instruídos da sociedade, os melhoramentos técnicos, os processos e as instituições de acumulação e gestão de novos conhecimentos – e como estes aspectos jogaram um papel significativo no nascimento da modernidade científica europeia.
O título – 360º - Ciência Descoberta – faz referência ao núcleo principal da exposição, isto é, o estabelecimento pelas nações ibéricas de rotas marítimas de escala planetária, e os novos horizontes científicos que elas abriram aos europeus. A exposição estará organizada em torno de quatro zonas temáticas:

  1. A imagem do mundo antes das viagens marítimas;
  2. O contacto com as novidades da geografia, da botânica, da zoologia, etc.;
  3. a criação de novas disciplinas de base matemática e os desenvolvimentos tecnológicos;
  4. O impacto da nova imagem do mundo no surgimento da ciência moderna."

Para mais informações, consulte o site da fundação, AQUI.

Sem comentários: