terça-feira, 17 de abril de 2012

Os alunos da Pinheiro no museu das comunicações

image

No passado dia 2 de Março de 2012, realizámos uma visita de estudo a Lisboa. Um dos locais visitados foi o museu das comunicações. Este espaço está dividido em diversas secções, mas iremos falar do que nos suscitou mais interesse: a casa do futuro. Neste espaço, podemos observar como se aplicam as inovações tecnológicas mais recentes na resolução de problemas do quotidiano, em particular na realização de tarefas domésticas básicas e rotineiras.

Ficámos impressionados ao observar as várias divisões da casa, pois não imaginávamos que fosse possível abrir as janelas, acender as luzes, saber quais os produtos que faltam no frigorífico.... utilizando um único programa de computador.

O que nos surpreendeu, e ao mesmo tempo fascinou, foi «O QUARTO DA AVÓ», onde vimos como as inovações tecnológicas podem proporcionar uma maior qualidade de vida a pessoas debilitadas ou deficientes. Algumas das aplicações tecnológicas mais recentes poderão contribuir para colmatar as necessidades básicas de pessoas com limitações físicas.

Podemos, então, concluir que a tecnologia aplicada às tarefas domésticas poderá fazer com que as pessoas se libertem  de algumas "chatices" do quotidiano (aspirar, passar a ferro...) e possam ter mais tempo livre para se dedicarem a outras atividades. Todavia, pelo que se percebe nos tempos em que vivemos, um dos aspectos negativos desta evolução é fazer com que as pessoas tenham uma vida sedentária por terem todas as coisas a um toque de distância. Por outro lado, será que as pessoas irão aproveitar, de facto, a maior qualidade de vida para alargarem os seus conhecimentos? Ou, pelo contrário, a evolução tecnológica poderá constituir uma espécie de prisão, tornando os seres humanos dependentes das máquinas e incapazes de pensarem por si próprios?

Bruno Bastos, Catarina Silva e Filipa Gonçalves, 11º C

2 comentários:

Anónimo disse...

boa noite. gostava de saber se seria possível disponibilizar as soluçoes de alguns exercícios que se encontram no blog. Obrigada, fico a aguardar resposta.

Anónimo disse...

boa noite. gostava de saber se seria possível disponibilizar as soluçoes de alguns exercicios que se encontram no blog. Obrigada, fico a aguardar resposta.