“As nossas crenças mais justificadas não têm qualquer outra garantia sobre a qual assentar, senão um convite permanente ao mundo inteiro para provar que carecem de fundamento.”
John Stuart Mill
Eu gostei do teste. Achei-o equilibrado, os textos interessantes e perfeitamente acessíveis à média dos alunos. Se reparos tenho a fazer são em relação à matriz. Embora, por princípio ache uma infantilização dos alunos o uso indiscriminado de matrizes, não sei para o que aquela servia a não ser debitar os títulos dos capítulos do programa...Era demasiado vaga e daí poder ter induzido os alunos em erro...
Na condição de aluna, acho extremamente incorreto não ter sido pedido para justificar a escolha na pergunta do 2A - Percurso A quanto à validade do silogismo, visto nos critérios estar uma lista de especificações para dar na resposta...
Alguém reparou na premissa irrelevante no exercício de lógica moderna (P V Q)? Trata-se de uma falácia informal. que prejudicará os bons alunos, que perdem tempo a pensar para que está lá tal premissa. E na confusão na tabela de verdade apresentada nos critérios de correcção, onde nem se percebe qual é o resultado final, que devia justificar a validade do argumento, e quais são os auxiliares, e falta uma coluna com um resultado relevante?
Como professora, achei o teste um bocado desinteressante e a não dar eco aos resultados dos relatórios sobre os testes do 10º ano: análise e problematização de textos onde estava? Uma das críticas que os EE fazem ao Programa do 11º é que não muda; e cá estiveram os nossos alunos a comparar teorias, e a não abordar questões como a Retórica, Sofistas, Manipulação ou o Relativismo, do programa o que talvez lhes possa servir para alguma coisa.
Não achei que este teste tivesse bem estruturado, primeiro colocam conteúdos na matriz que se encontrava no gave e nem constaram no teste,o que fez com que nós (alunos) tivéssemos tanta matéria para estudar e que nem me irá servir para o futuro, segundo o tema da escolha múltipla foi muito mal escolhido, já que numa pergunta pedia para identificar o nome do argumento, nessa da escolha múltipla mudassem de tema sff falta de criatividade.
Teste de Filosofia???? Isto não é um teste de filosofia...a filosofia só faz sentido para os jovens e para qualquer um que queira dedicar-se às grandes questões do pensamento e da existência, se for um exercício de pensamento, um desafio à capacidade crítica...onde está aqui a possibilidade de comentar, de argumentar, de discutir, de apresentar teses e defendê-las?Se os dois anos de filosofia do secundário forem bem aproveitados, o jovem chegará ao final dotado de instrumentos importantes e úteis para toda a vida futura, siga ela o rumo que seguir. O TIF apela apenas à memória e os itens de escolha múltipla assemelham-se a um concurso televisivo: para 1000 euros diga qual a alternativa correta: a)b)c) ou d)? E afinal o tema central do programa de 11º ano, o conhecimento, reduzido a David Hume???Porquê Hume, apenas?
Concordo plenamente com a Ana, a pergunta para testar a validade do silogismo não era nada clara, dando a entender que bastava apenas referir que o "silogismo é válido" e como justificação apenas ",pois não viola nenhuma regra", e mesmo assim não pedia para justificar nada. Não é suposto, nós alunos, adivinharmos que é preciso identificar termo médio, termo maior etc. Claro que tivemos que o fazer para testar as regras, mas não era pedido para escrever!
7 comentários:
Eu gostei do teste. Achei-o equilibrado, os textos interessantes e perfeitamente acessíveis à média dos alunos. Se reparos tenho a fazer são em relação à matriz. Embora, por princípio ache uma infantilização dos alunos o uso indiscriminado de matrizes, não sei para o que aquela servia a não ser debitar os títulos dos capítulos do programa...Era demasiado vaga e daí poder ter induzido os alunos em erro...
Na condição de aluna, acho extremamente incorreto não ter sido pedido para justificar a escolha na pergunta do 2A - Percurso A quanto à validade do silogismo, visto nos critérios estar uma lista de especificações para dar na resposta...
Alguém reparou na premissa irrelevante no exercício de lógica moderna (P V Q)? Trata-se de uma falácia informal. que prejudicará os bons alunos, que perdem tempo a pensar para que está lá tal premissa.
E na confusão na tabela de verdade apresentada nos critérios de correcção, onde nem se percebe qual é o resultado final, que devia justificar a validade do argumento, e quais são os auxiliares, e falta uma coluna com um resultado relevante?
Como professora, achei o teste um bocado desinteressante e a não dar eco aos resultados dos relatórios sobre os testes do 10º ano: análise e problematização de textos onde estava? Uma das críticas que os EE fazem ao Programa do 11º é que não muda; e cá estiveram os nossos alunos a comparar teorias, e a não abordar questões como a Retórica, Sofistas, Manipulação ou o Relativismo, do programa o que talvez lhes possa servir para alguma coisa.
Não achei que este teste tivesse bem estruturado, primeiro colocam conteúdos na matriz que se encontrava no gave e nem constaram no teste,o que fez com que nós (alunos) tivéssemos tanta matéria para estudar e que nem me irá servir para o futuro, segundo o tema da escolha múltipla foi muito mal escolhido, já que numa pergunta pedia para identificar o nome do argumento, nessa da escolha múltipla mudassem de tema sff falta de criatividade.
Teste de Filosofia???? Isto não é um teste de filosofia...a filosofia só faz sentido para os jovens e para qualquer um que queira dedicar-se às grandes questões do pensamento e da existência, se for um exercício de pensamento, um desafio à capacidade crítica...onde está aqui a possibilidade de comentar, de argumentar, de discutir, de apresentar teses e defendê-las?Se os dois anos de filosofia do secundário forem bem aproveitados, o jovem chegará ao final dotado de instrumentos importantes e úteis para toda a vida futura, siga ela o rumo que seguir. O TIF apela apenas à memória e os itens de escolha múltipla assemelham-se a
um concurso televisivo: para 1000 euros diga qual a alternativa correta: a)b)c) ou d)? E afinal o tema central do programa de 11º ano, o conhecimento, reduzido a David Hume???Porquê Hume, apenas?
Concordo plenamente com a Ana, a pergunta para testar a validade do silogismo não era nada clara, dando a entender que bastava apenas referir que o "silogismo é válido" e como justificação apenas ",pois não viola nenhuma regra", e mesmo assim não pedia para justificar nada. Não é suposto, nós alunos, adivinharmos que é preciso identificar termo médio, termo maior etc. Claro que tivemos que o fazer para testar as regras, mas não era pedido para escrever!
Enviar um comentário