O modo como as pessoas, em particular as crianças, utilizam a Internet e os computadores pode estar a alterar não só o funcionamento do cérebro humano como a interacção social. Quais são os aspectos da vida quotidiana em que essas alterações são notórias?
A resposta a esta questão pode, eventualmente, ser encontrada se o caro leitor reflectir acerca do que acontece consigo e com algumas das pessoas que o rodeiam.
4 comentários:
Esse assunto precisa ser muito estudado. As respostas estão todas pela metade, ninguém sabe ao certo o que acontece com cada um.
O que é diferente não é necessariamente mau, aqui vai um video interessante:
http://www.ted.com/talks/lang/por_pt/sugata_mitra_the_child_driven_education.html
Bípede:
Eu escrevi "pode ser" e não "é".
Não temos, é certo, ainda dados objectivos que forneçam certezas científicas quanto ao efeito das tecnologias, por exemplo no sistema nervoso humano. No entanto, não podemos deixar de observar os dados que a experiência nos dá no dia-a-dia e tirar conclusões,apesar de não serem rigorosas, nos permitem perceber como o uso das tecnologias está a transformar, de forma radical, as nossas vidas nos seus mais variados aspectos: ao nível da interacção social, da cultura...
Cumprimentos.
Joana:
Obrigada pela sua sugestão. O vídeo apresenta, obviamente, uma caricatura.
Mas não acha que as ideias dos dois vídeos são bastante diferentes e por isso difíceis de comparar?
Ou eu estou errada?
Enviar um comentário