sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O valor de educar

o-valor-de-educar- conferência

O valor de educar é o nome dado a uma série de conferências sobre educação.  Ocorrerão no dia 11 de Outubro, na Universidade do Algarve (Campus de Gambelas), e serão repetidas no dia 12, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Os conferencistas são Fernando Savater, Ricardo Moreno Castillo e Nuno Crato.

Tenho algumas reservas relativamente a Savater, não conheço Ricardo Moreno Castillo (vou tentar conhecer espreitando aqui), mas não é nada arriscado afirmar que valerá a pena ouvir Nuno Crato.  A prova mais recente de que vale a pena prestar atenção ao que diz sobre educação chama-se Econometria da Educação.

As conferências são promovidas pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, responsável pela muito notável Pordata (Base de Dados de Portugal Contemporâneo).

Mais informações  aqui.

2 comentários:

Miguel Galrinho disse...

Infelizmente tenho um teste que termina às 17h30 no dia da conferência em Lisboa, pelo que terei que chegar cerca de 20 minutos atrasado à conferência, mas é tão imperdível para mim que lá estarei.

A propósito, gostaria de fazer uma questão. Porque razão apresenta reservas em relação a Savater? Só li um livro dele, Ética para um Jovem, enquanto andava no ensino secundário, e lembro-me que fiquei fascinado pelas suas ideias e pela forma como as transmitia.

Carlos Pires disse...

Miguel:

Em 1º lugar, peço desculpa pelo atraso na resposta.

Quanto a Savater:

É muito melhor que alguns palavrosos e obscuros autores, nomeadamente franceses, que povoam a maioria dos manuais de filosofia portugueses.
Mas é pouco rigoroso e omite formas mais interessantes de colocar os problemas.
Aquilo que o Miguel gostou no Savater, encontra multiplicado por 10 nos filósofos publicados, por exemplo, na colecção Filosofia Aberta da Gradiva.

Seja como for, dele só li "Ética para um Jovem" e alguns capítulos de "As Perguntas da Vida". Não posso garantir, naturalmente, que outras obras suas não sejam muito melhores. Pode ser que seja o caso das obras que dedicou à educação.

Chamo a atenção dos leitores para o facto do Miguel ser o autor de um interessante blog: UM MUNDO INFESTADO DE DEMÓNIOS.

Abraço