Duração: 90 + 10 (tolerância)
Objetivos:
1. Recordar a conceção falsificacionista da ciência.
2. Explicar a perspetiva de Popper sobre a objetividade e progresso da ciência.
3. Explicar e exemplificar o conceito de paradigma, segundo Kuhn.
4. Explicar e exemplificar os conceitos de ciência normal, anomalia, crise, ciência extraordinária e revolução científica.
5. Explicar a perspetiva de Kuhn sobre a objetividade e progresso da ciência.
6. Explicar as objeções a Kuhn estudadas.
7. Comparar as perspetivas de Popper e Kuhn acerca da objetividade e progresso da ciência.
8. Mostrar em que condições dizemos que uma atividade tem sentido.
9. Apresentar o problema do sentido da vida.
10. Explicar a perspetiva pessimista acerca do sentido da vida.
11. Explicar as objeções à perspetiva pessimista acerca do sentido da vida.
12. Explicar a perspetiva religiosa acerca do sentido da vida.
13. Explicar as objeções à perspetiva religiosa acerca do sentido da vida.
14. Explicar a perspetiva não religiosa de Peter Singer acerca do sentido da vida.
15. Explicar as objeções à perspetiva de Peter Singer.
16. Explicar outra perspetiva não religiosa acerca do sentido da vida.
17. Explicar as objeções a essa perspetiva.
18. Comparar e discutir as perspetivas acerca do sentido da vida estudadas.
19. Defender uma tese acerca do problema do problema do sentido da vida.
Natureza das questões:
Escolha múltipla, questões de resposta curta e questões de resposta extensa.
Para estudar:
No manual: da página 215 à página 228; da página 238 à página 242.
PDF’s.
No blogue Dúvida Metódica:
A evolução da ciência: Popper e Kuhn
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