terça-feira, 22 de setembro de 2015

O que estuda a lógica?

cartoon logica

«A lógica estuda alguns aspetos da argumentação. A lógica permite-nos 1) distinguir os argumentos corretos dos incorretos, 2) compreender por que razão uns são corretos e outros não, e 3) evitar cometer falácias ou sofismas na nossa argumentação. Uma falácia (…) é um argumento incorreto que parece correto. Um argumento correto é um conjunto de afirmações organizadas de tal modo que uma delas (a conclusão) é apoiada pelas outras (as premissas). Num argumento incorreto as premissas não apoiam a conclusão.»

Desidério Murcho e Júlio Sameiro, Lógica – 11º Ano.

A lógica estuda a argumentação. Os argumentos são muito importantes em diversas áreas: na filosofia, mas também na política, no direito, em inúmeras situações do dia a dia. Daí que seja útil perceber o que são argumentos e o que torna uns corretos e outros incorretos.

1 comentário:

Professora Cida Oliveira disse...

Será que vocês me dariam licença, por gentileza, para usar esta postagem? Gosto muito do trabalho que nos oferecem, meu blog é o http://gostandodefilosofia.blogspot.com.br/, sou professora no Brasil e se não se importarem em emprestar sua postagem, gostaria muito de utilizá-la.
Muito obrigada, Maria.