Timidez
Basta-me um pequeno gesto,
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
e eu para sempre te leve...
- mas só esse eu não farei.
Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes...
- palavra que não direi.
Para que tu me adivinhes,
entre os ventos taciturnos,
apago meus pensamentos,
ponho vestidos noturnos,
- que amargamente inventei.
E, enquanto não me descobres,
os mundos vão navegando
nos ares certos do tempo,
até não se sabe quando...
e um dia me acabarei.
Cecília Meireles
A fotografia é de André Cartier Bresson.
3 comentários:
bom dia, colega.
quais são os manuais adoptados na vossa escola para Filosofia no 10º e 11º, importa-se de me dizer?
a partir deste vosso (excelente) blog, julgo que não são os mesmos da minha escola.
abraço e continue o bom trabalho!
Boa tarde,
Os manuais da escola são:
- no 10º ano, "Filosofia" do Luís Rodrigues, Plátano Editora.
- no 11º ano, "A arte de pensar", de Aires de Almeida e outros, Didáctica Editora.
Agradecemos as suas palavras elogiosas em relação ao trabalho que desenvolvemos no blogue.
Eu julgo que a colega também é professora de Filosofia. É raro os professores de Filosofia fazerem comentários ou críticas neste blogue, sabemos que utilizam bastante os materiais que disponibilizamos, mas raramente se pronunciam sobre a sua qualidade ou os assuntos que colocamos à discussão. Lamentamos isso, mas é um facto que temos comprovado desde 2008. Infelizmente, diz muito acerca de quem ensina, supostamente, o pensamento crítico aos alunos, mas não o exerce. Portanto, a sua franqueza é bem-vinda, tal como as suas críticas e comentários.
Cumprimentos.
Sou, sim, na Escola Secundária de São Brás de Alportel.
bem, até corei... isto é, eu nunca utilizei os vossos documentos com a excepção de um, recentemente, que não utilizei enquanto tal, mas no qual me inspirei - o guião de análise dos Juncos Silvestres pois, no ano passado, quando verifiquei que tinha utilizado tal filme, achei uma ideia magnífica, que já pus em prática, agora em Janeiro, para o projeto de educação sexual de 10º ano. Nunca me tinha ocorrido pela simples razão de temer que a cena entre François e Serge fosse mal recebida pelos alunos (e, no fundo, foi...) e, consequentemente, pelos pais, mas o que é facto é que a colega é que tinha razão: o filme é de tal maneira sublime (eu mesmo o dei no Cineclube, pois, talvez saiba, sou 'a presidenta da junta' daquilo desde tempos imemoriais), desde logo na transparência e honestidade entre todos os personagens, que o filme acabou por resultar em pleno, pelo menos no que se refere à 'mensagem' sobre lealdade, sinceridade, respeito, tolerância, etc. Mesmo que alguns tenham tido a franqueza de considerar (tiveram que fazer um trabalho escrito) que não tinham gostado muito por não estarem habituados a ver cenas daquelas. achei magnífico.
como tal, e porque me pesa na consciência a possibilidade que me possa incluir no lote de 'quem usa e abusa' o que disponibiliza por aqui, acto (ato...) contínuo envio-lhe, por mail, o material que fiz.
(na minha Escola adoptei - adotei... - o Contextos, para ambos os anos. é um manual magnífico, claro sem ser superficial, com atividades a cada passo, interessantes a maior parte, e que constitui um bom suporte de estudo; contudo, alguns itens não têm a profundidade que, em minha opinião, carecem. 'a arte de pensar' conheço, o 'filosofia' acho que não. terei de confirmar.)
obrigada pela sua resposta.
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