domingo, 6 de novembro de 2016

Matriz do 2º teste do 11º ano: ESLA, 2016

modus ponens

Duração: 50 minutos.

Objetivos:

1. Conhecer os operadores verofuncionais: negação, conjunção, disjunção (inclusiva e exclusiva), condicional e bicondicional.

2. Reescrever frases de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.

3. Formalizar proposições.

4. Conhecer e compreender a tabela de verdade de cada operador proposicional.

5. Determinar as condições de verdade de proposições compostas através da construção de tabelas de verdade.

6. Explicar o que são argumentos.

7. Distinguir argumentos e não argumentos.

8. Descobrir premissas ocultas em entimemas.

9. Colocar argumentos na expressão canónica.

10. Formalizar argumentos.

11. Distinguir a validade dedutiva e a validade não dedutiva.

12. Testar a validade de formas argumentativas através de inspetores de circunstâncias.

13. Distinguir e identificar as formas argumentativas válidas e inválidas estudadas.

14. Completar formas argumentativas.

15. Construir argumentos com essas formas.

Para estudar:

No Dúvida Metódica:

Condições necessárias e suficientes: análise de um exemplo
A negação de proposições condicionais
A relação entre verdade e validade
Validade dedutiva
A importância da validade: duas analogias

No manual adotado:

Da página 14 à 15. Da página 51 à 63. Página 66. Da página à 83.

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