quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Matriz do 2º teste do 10º ano (ESLA)

livre-arbítrio

Objetivos

1. Efetuar a negação de proposições apresentadas.

2. Explicar o que é um argumento.

3. Distinguir argumentos de não argumentos.

4. Identificar a conclusão e as premissas de argumentos apresentados.

5. Explicar o que é um argumento válido.

6. Avaliar intuitivamente a validade de argumentos apresentados.

7. Identificar e construir os argumentos válidos estudados: modus ponens e modus tollens.

8. Distinguir os argumentos válidos estudados das formas falaciosas: negação da antecedente e afirmação da consequente.

9. Explicar o que é uma ação.

10. Distinguir as ações de outras coisas que fazemos e daquilo que nos acontece.

11. Relacionar ação e deliberação.

12. Apresentar o problema do livre-arbítrio.

13. Explicar a teoria do Determinismo Radical.

14. Explicar a teoria do Libertismo.

15. Explicar a teoria do Determinismo Moderado.

16. Comparar e discutir as três teorias.

17. Justificar a posição pessoal acerca do problema do livre-arbítrio.

Natureza das questões:

Escolha múltipla, questões de resposta curta, avaliação de exemplos e questões de resposta extensa.

Para estudar:

PDF’s e fotocópias entregues.

No manual: páginas (nalguns casos apenas as partes indicadas) 49, 50, 51, 52, 53, 63, 64, 65,  71 e 75.

No blogue Dúvida Metódica:

O que é um argumento?
Ficha de Trabalho – Argumentos
A relação entre verdade e validade

Validade dedutiva

Afirmação da antecedente e negação da consequente

Pêssegos e duelos: exemplos ilustrativos do problema do livre-arbítrio

O Determinismo

Um homem livre que não acreditava no livre-arbítrio

O livre-arbítrio existe, pois temos consciência dele

A resposta do libertismo

Aconselhados:

Tive, por acaso, possibilidades de escolha?

Terá o determinista radical razão?

Contradição!?

Na opinião dos alunos, existe ou não livre arbítrio?

Se o determinismo radical for verdadeiro, salvar 155 pessoas não tem qualquer mérito

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