domingo, 8 de fevereiro de 2015

A Filosofia esteve ou estará em risco de extinção no secundário?

O jornal Público publicou um artigo sobre o ensino da Filosofia no secundário que vale a pena ler (clicar para aceder):

Uma disciplina que esteve em risco de extinção no secundário.

A minha dúvida reside no verbo: "esteve em vias de extinção" ou ainda estará? Como é que se ensina a Filosofia no secundário? Debatem-se questões filosóficas nas aulas, analisam-se e discutem-se os argumentos de teorias filosóficas opostas ou continua-se a debitar, em muitos casos, uma conversa vaga para os alunos decorarem e que não lhes acrescenta mais do que um fastio enorme em relação à disciplina? Seria interessante os professores de Filosofia exporem o modo como entendem o ensino desta disciplina, exporem mais o seu trabalho publicamente e discutirem as diferentes concepções de ensino que por aí abundam (pois nem todas valem o mesmo, algumas não valem mesmo nada). Todos nós (professores de Filosofia) teríamos a ganhar porque alguns dos piores inimigos da disciplina, e que podem, de facto condená-la à extinção, são os profissionais incompetentes que a leccionam.

Podem discutir a questão, colocada no título do post, na caixa de comentários deste blogue ou no Facebook do blogue em https://www.facebook.com/duvida.metodica

Agradeço os vossos contributos (de alunos e professores)!

2 comentários:

Ofelia Cabaço disse...

Tem toda a razão. O ensino na Filosofia não têm que ser uma "adivinhação", mas sim uma disciplina de interpretação que carece de ajuda por parte dos professores. Ao contrário, pode tornar-se desinteressante e pouco elucidativa. Há pessoas que têm determinadas tendências, p.e. "literárias" e pouco "conceptuais" e não obstante, a disciplina é uma atracção maravilhosa nas várias vertentes da filosofia, e essas pessoas, podem ter alguma dificuldade no ritmo e pensamentos filosóficos; precisam de uma ajuda por parte dos professores, não sendo génios, porque não é disso que precisamos, mas sendo alunos dedicados merecem esse incentivo.
Esta é a minha opinião a respeito. Amo filosofia, tenho um gosto imenso por alguns filósofos do passado nomeadamente por Schopenhauer.Quero acabar o meu curso, mas com a certeza absoluta que percebi o que estudei e para isso tenho muito que ler e interpretar. Preciso de ajuda nessa campo.
Cumprimentos
Ofélia Cabaço

Pedro Macide disse...

Tenho de agradecer a ter tido filosofia no ensino Secundário, pois o muito ou o pouco que aprendi fez com que me interessa-se mais por Filosofia e acho uma disciplina importantíssima, até porque abrimos muito a nossa mente e acho que civicamente Filosofia é das melhores disciplinas que existe.