No dia 3 de março, os alunos do 10º D e 11º A irão a uma visita de estudo a Lisboa acompanhados pelas professoras Ana Paula Coelho, Anabela Santos, Olga Lima e Sara Raposo. Uma experiência que, esperamos, seja memorável!
Seguem-se fotografias e informações acerca dos locais a visitar.
Museu da Água, outras fotos.
«A nova exposição permanente do Museu da Água aborda a temática da água nas vertentes da história, da ciência, da tecnologia e da sustentabilidade convidando o visitante a explorar conteúdos como a presença da água no planeta.»
Museu da Água – Estação Elevatória a Vapor dos BarbadinhosExposição permanente do Museu da Água
Rua do Alviela, 12 1170-012 Lisboa
«Parece que estamos num dos cenários do filme “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin. Uma máquina gigantesca, que ocupa um edifício de três andares. É intimidante. A Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, inaugurada no dia três de outubro de 1880, foi criada com o intuído de bombear água do aqueduto do Alviela para a cidade de Lisboa. E esteve em funcionamento até 1928.
Atualmente preserva as antigas máquinas a vapor e as suas bombas, testemunhos enriquecedores da arqueologia industrial. Em 2010, o edifício da estação elevatória a vapor foi classificado como conjunto de interesse público.»
Poderá também ver outras fotografias AQUI.
Reservatório Mãe d’Água das Amoreiras. Outras fotografias do local AQUI.
«O Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras é um espaço amplo, luzente e unificado. O interior parece uma igreja de arquitetura barroca. Numa das fachadas interiores, a água das nascentes jorra da boca de um golfinho sobre uma cascata, construída com pedra transportada das nascentes do Aqueduto das Águas Livres. No terraço há uma surpresa: uma vista panorâmica da cidade de Lisboa.
Neste momento, existe mais uma razão para visitar: o reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras acolhe a exposição temporária “A Água no Azulejo Português do Século XVIII”. Os painéis de azulejos alusivos à água, alguns expostos pela primeira vez, pertencem à coleção do Museu Nacional do Azulejo e estarão em exibição até junho de 2015.»
Informação retirada do jornal online "Observador" - ver AQUI - onde há também um vídeo sobre o local.
Sem comentários:
Enviar um comentário