quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Matriz do 3º mini teste: turmas B e C do 10º ano

O problema do livre-arbítrio

Ao estudar para o mini teste tenha em conta estas questões:

 

1.   Qual é o problema do livre-arbítrio?

2.   Que teses defende o Determinismo Radical?

3.   Que argumentos tem o Determinismo Radical?

4.   Que objeções se podem fazer ao Determinismo Radical?

5.   Que teses defende o Libertismo?

6.   Que argumentos tem o Libertismo?

7.   Que objeções se podem fazer ao Libertismo?

8.   Que teses defende o Determinismo Moderado?

9.   Que argumentos tem o Determinismo Moderado?

10. Que objeções se podem fazer ao Determinismo Moderado?

11. Qual das teorias lhe parece mais plausível? Porquê?

12. Na sua opinião há ou não há livre-arbítrio? Porquê?

Links:

Obrigatórios:

Pêssegos e duelos: exemplos ilustrativos do problema do livre-arbítrio

O Determinismo

Argumentos a favor do Libertismo

O livre-arbítrio existe, pois temos consciência dele

O livre-arbítrio é uma criação humana e… existe!

Baixar a fasquia: uma objecção ao Determinismo Moderado

Possibilidades Alternativas: uma objecção ao Determinismo Moderado

Fortemente aconselhados:

Formulação do problema do livre-arbítrio (1)

A resposta do determinismo radical (2)

A resposta do libertismo (3)

Na opinião dos alunos, existe ou não livre arbítrio?

Se o determinismo radical for verdadeiro, salvar 155 pessoas não tem qualquer mérito

Vídeos: Sobre o livre arbítrio 

Aconselhados:

Tive, por acaso, possibilidades de escolha?

Contradição !?

Livre-arbítrio e responsabilidade moral: duas situações

Terá o determinista radical razão?

Vídeo: Free will (Livre-arbítrio)

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde Professor,

Tenho duas dúvidas: a primeira é o que é a causalidade do agente? e a seguinte é no post Baixar a fasquia: uma objecção ao Determinismo Moderado, onde no terceiro parágrafo fala de uma compatibilização. A minha dúvida está ai: qual é essa compatibilização?

Bernardo Ferreira, Nº10, 10ºC

Carlos Pires disse...

É a suposta capacidade de "dar início a uma série causal nova, que não foi determinada por coisa alguma, exceto a nossa própria escolha" (pág. 38). Por outras palavras: é a suposta capacidade do agente se autodeterminar a agir, ou seja, fazer uma ação apenas porque decidiu fazê-la, sem a influência de nenhuma causa anterior.
Essa compatibilização, como está bem explícito nesse parágrafo e também no primeiro (para não falar do que eu disse nas aulas e no que está dito no manual), é a compatibilização entre livre-arbítrio e determinismo - ou seja, a ideia de que uma ação pode ser livre ainda que tenha causas anteriores.